Escreva descrições de produtos que vendem mais em sua loja

| 18/10/2011 - 08:09 AM | Comentários (6)

A página de descrição de produtos ocupa atualmente um lugar de destaque na estrutura de uma loja virtual. Já se vai longe o tempo em que ela era apenas um descritivo frio das características do produto. Atualmente, a página de descrição dos produtos de um e-commerce é uma área repleta de técnicas que visam aumentar a conversão da loja. É por isso que as descrições do produto em sites de comércio eletrônico são consideradas como um componente vital de qualquer e-commerce bem sucedido.

Sempre comento em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, que atualmente temos a tendência de humanizar o relacionamento nas lojas virtuais. Antigamente, via-se o e-commerce como um cenário em que minimizávamos o contato humano para maximizar a eficiência, minimizando esse contato, ficam expostos alguns problemas potenciais. Por exemplo, a falta de interação humana pode ser um problema quando os produtos são apresentados pela primeira vez para o cliente da sua loja virtual. É justamente por causa de situações como esta que o seu site precisa transmitir de forma bastante eficiente as informações sobre o produto em um cenário com pouca ou nenhuma interação humana e com a agravante do espaço muito limitado. E os problemas não terminam aqui. Você também precisará se preocupar com as questões relativas ao SEO nas descrição de produtos. É realmente uma pedreira

Para facilitar esse trabalho, sugerimos algumas diretrizes sobre a elaboração da descrição de produtos em uma loja virtual.

Nunca use descrições fornecidas pelo fabricante

A descrição de um produto faz parte da cultura da sua loja virtual, por isso mesmo ela deve ser única. Nuca caia na tentação de utilizar a descrição massificada fornecida pelo fabricante. O que diferencia a sua loja virtual em relação as outras é justamente a forma especial que você tem de abordar os cliente e colocar a descrição fria oferecida pelo fabricante, em uma linguagem que seja compreendida pelo seu público-consumidor. Além disso, se você simplesmente copia a descrição oferecida pelo fornecedor, ela ficará igual a de dezenas de outros sites o que vai lhe trazer um problema enorme com as ferramentas de busca como o Google. O Google simplesmente abomina conteúdo duplicado, e por isso, se a sua descrição não for única, você jamais conseguirá uma boa colocação nas ferramentas de busca. Esse é um conceito básico de SEO – Search Engine Optimization. Você pode até incluir partes do conteúdo do fabricante, mas, a fim de conseguir um bom posicionamento, você terá que tornar o conteúdo dessas páginas pecas únicas.

Mantenha sua página de produto acima da primeira dobra

É sabido que a maioria das pessoas detesta rolar verticalmente páginas. Por isso, é importante que você concentre as informações mais importantes da sua página de detalhe de produtos na primeira dobra. Imagens, detalhes, botão de comprar e tudo mais importante para a conversão da página devem ficas em posição bem visível logo na primeira dobra. As descrições técnicas do produto podem ficas na segunda dobra sem maiores problemas. Nas descrições, evite a todo custo cometer erros gramaticais i de formatação como, por exemplo, o abuso do uso de caixa alta.

Escrever com o seu público-alvo em mente

Antes de começar a rascunhar a descrição do produto, você deve ter em mente o perfil do seu público-alvo. É preciso adaptar a linguagem técnica do produto à cultura da sua loja e a compreensão ampla dos seus clientes. Você deve se colocar no lugar dos seus clientes e tentar falar a linguagem deles ao escrever para eles. A descrição de uma lingerie é completamente diferente da descrição de um acessório automotivo. Dentro de um mesmo segmento, a descrição também varia. em uma loja virtual de perfumes, a descrição de uma fragrância feminina difere radicalmente de uma voltada para o público masculino. O perfil do seu consumidor deve orientar a linguagem e a forma que você usará na descrição dos seus produtos.

Prenda a atenção do seu público logo no primeiro contato

Uma das melhores maneiras que você tem para fazer com que o usuário preste atenção a descrição do seu produto é chamar a atenção para o produto logo em um primeiro contato, ou seja na curta descrição do produto que se costuma fazer logo na parte de cima da página. É realmente um exercício cansativo de síntese e criatividade, mas vale a pena. Lembre-se que você possui menos de dois segundos para convencer o usuário de que vale a pena continuar a ler a sua página e para isso é necessário ser rápido, claro e objetivo logo de saída. É essencial que esse primeiro impacto gere uma curiosidade em relação ao restante do conteúdo.  Crie uma chamada instigante e precisa, sem muitos códigos ou especificações desnecessárias. Se você for eficiente nesse momento, terá a página inteira – ou quase inteira – para apresentar a descrição exata do produto.

Crie uma conversa na descrição do produto

O marketing moderno é composto por conversas. Isso é o que você deve buscar nas suas descrições de produtos. Explique o seu produto de forma lógica e sequenciada. Construa uma argumentação com início, meio e fim. Demonstre ao usuário quais são os benefícios que aquele produto irá trazer para ele e como ele se destaca em relação aos concorrentes. O seu conhecimento sobre o produto e benefícios deve ser tal que lhe proporcione toda argumentação necessária para colocar o produto sob o prisma adequado para o convencimento do seu público-alvo. O importante é estimular a vontade de possuir aquele produto.

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Categoria: Tutoriais

Sobre Alberto Valle: Alberto Valle e consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce (www.cursodeecommerce.com.br), consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico, marketing digital e mídias sociais. É articulista em canais como Blog do Curso de E-Commerce, Blog do E-Commerce, E-commerce Brasil, Empreendedor Online e Eleitor Digital. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (6)

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  1. thiago milan disse:

    Olá, posso criar uma descrição e usa-lá para varios produtos dentro do meu site? Como por exemplo uma descrição para pendentes, uma para plafons, arandelas e assim por diante.

    Obrigado.

  2. carolina disse:

    Bom dia!!! Faço as descrições de produtos para um e-commerce e achei essas dicas maravilhosas.
    Se tiver mais dicas ficarei grata!!!

    Um beijos e parabéns

  3. Claudemir disse:

    Olá.
    Gostei muito de suas dicas, bem esclarecedor. Todos os tópicos foram de grande importância e relevância. Grato.

  4. Edilaine Oliveira disse:

    Parabéns! Acho que o seguimento FARMA se preocupa muito pouco Descrição, inf. dos produtos… Você mencionou

    “O que diferencia a sua loja virtual em relação as outras é justamente a forma especial que você tem de abordar os cliente e colocar a descrição fria oferecida pelo fabricante, em uma linguagem que seja compreendida pelo seu público-consumidor.”

    Corretíssimo! Acompanho inúmeras Lojas Virtuais que muda de tecnologia, visual… e a descrição permanece a mesma.

  5. Moises disse:

    “Nas descrições, evite a todo custo cometer erros gramaticais i de formatação como, por exemplo, o abuso do uso de caixa alta.”

    Então evite erros gramaticais no texto do artigo também… “i” no lugar de e…

    Muito bom o artigo.

  6. Flavio Maciel disse:

    Muito bom!

    A descrição do produto é IMPORTANTÍSSIMA para todos os segmentos de ecommerce.

    A descrição, as fotos e demais informações FAZEM O PAPEL DO VENDEDOR.

    Estamos falando de redação publicitária, porém adaptada à internet.

    Falando nisso, esses caras SABEM MUITO e são uma ótima fonte para quem quer aprender a escrever textos vendedores:
    http://www.kopywritingkourse.com/

    Já fiz este curso e mudou minha forma de pensar ao escrever qualquer texto de marketing ou vendas para internet.

    E trata exatamente do que o Alberto fala no último parágrafo.

    Abs

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