Planejamento no e-commerce

| 22/02/2012 - 09:55 AM | Comentários (3)

O planejamento no e-commerce é um passo fundamental para o sucesso nesse segmento. O comércio eletrônico no mundo todo vem se tornando cada vez mais profissional e por isso é essencial que qualquer empreitada nesse segmento seja precedida de muita pesquisa e planejamento. Algumas pesquisas revelam que mais de 60% das operações de e-commerce fecham antes de completar um ano, como resultado, basicamente da falta de planejamento no e-commerce.

Etapas do planejamento no e-commerce

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre chamamos atenção sobre a etapa do planejamento no e-commerce por entendermos que sem isso, a possibilidade de sucesso de um comércio eletrônico é praticamente nula. Muita gente acredita que a etapa de planejamento seja muito complexa, mas efetivamente, uma vez que se tenha um roteiro para criação de lojas virtuais isso se torna muito mais fácil. Esse roteiro pode ser um plano de negócios simples, porém eficiente.

Quando falamos em plano de negócios não estamos obrigatoriamente nos referindo a um projeto, em nível de apresentação no BNDES. Podemos estabelecer um planejamento de e-commerce a partir de um modelo simples, mas que seja abrangente e realista.

Um bom planejamento de e-commerce – Plano de Negócios

Um plano de negócios para e-commerce nada mais é que um documento onde as principais variáveis do empreendimento são apresentadas de forma detalhada e organizada. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem diversos modelos de planos de negócios disponíveis na Internet que podem ser adaptados para o seu processo de planejamento de e-commerce. O importante é que o plano de negócios tenha ao menos as estruturas básicas como as que se seguem:

  • Análise do Empreendimento – O que será feito e quais são as atribuições de cada um
  • Análise de Produto – O que será oferecido ao mercado e quais seus principais diferenciais
  • Análise do Mercado – Quem é o público alvo, suas tendências e concorrência
  • Planejamento de Marketing – Estratégias e ferramentas para a divulgação do negócio
  • Planejamento Financeiro – Origem e aplicação dos recursos para a viabilização do negócio
  • Cronograma e Metas – Programação de implantação e metas a serem atingidas

Um bom projeto de e-commerce começa justamente no planejamento. É essencial que você tenha um plano de atuação para a empresa para que o projeto tenha foco e os recursos possam ser aplicados de forma eficiente. Chamo atenção especialmente para a parte do Marketing que em função da sua importância dentro de um planejamento para e-commerce e sua diversidade de opções, necessita de um detalhamento mais criterioso para que não ocorram desperdícios em investimentos com ferramentas que não produzem um resultado satisfatório. Em termos de planejamento do e-commerce, tudo deve ser levado em consideração.

Tags: , , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre Alberto Valle: Alberto Valle e consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce (www.cursodeecommerce.com.br), consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico, marketing digital e mídias sociais. É articulista em canais como Blog do Curso de E-Commerce, Blog do E-Commerce, E-commerce Brasil, Empreendedor Online e Eleitor Digital. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Fernando disse:

    Excelente artigo,
    publiquei trechos em meu blog e direcionei link para esta página. (http://zip.net/bwfDDl)

  2. Hugo disse:

    Faltou falar da análise da concorrência. No mais está enxuto e fácil de entender. Gostei.

  3. Sandro disse:

    As etapas estão muito bem divididas. Basicamemte, planejamento, execução e análise.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.