Ações da B2W despencam 7%
Nessa sexta-feira, a divulgação dos resultados do segundo semestre da B2W, que trabalha com comércio eletrônico, fez as ações da empresa despencarem. Por volta das 15 horas, o papel caía mais de 7% – a maior baixa do Índice Bovespa. A B2W, dona dos sites Submarino, Americanas.com e ShopTime, teve lucro líquido de 5 milhões de reais, ante 15,3 milhões no mesmo período do ano passado – uma queda de 67%. Já no acumulado do primeiro semestre, o lucro caiu 61%, totalizando 9,2 milhões de reais.
A companhia atribuiu o resultado ruim ao custo elevado de suas despesas financeiras. Julia Monteiro, analista da Brascan Corretora, acredita que o lucro foi prejudicado também porque há cerca de um ano a B2W vem tendo gastos altos com a integração do sistema de distribuição de mercadoria de suas lojas. No médio e longo prazo, porém, indica compra para os papeis: a nova plataforma integrada deve proporcionar melhores condições de compra para os clientes da empresa. “Mesmo que a B2W perca um pouco de sua participação devido a novos concorrentes, o mercado de comércio eletrônico tem um potencial enorme de crescimento no Brasil. A empresa já toma medidas para aumentar a sua base de clientes, e com isso virá muito mais receita”, diz.
O surgimento de novos sites, como do Ponto Frio e de Casas Bahia, que oferecem serviços similares, podem provocar o crescimento da competitividade do setor, pressionando a participação de mercado da B2W. No ano, a ação já caiu 30,8% até ontem, enquanto o Ibovespa perdeu 0,3%.