Amazon abre Kindle para desenvolvimento de aplicativos
A Amazon.com terá, em breve, jogos e outros tipos de aplicativos, como os apps do iPhone, disponíveis para seu e-reader Kindle, em meio às expectativas de lançamento de um tablet pela Apple que pode se tornar um forte concorrente no mercado de leitores digitais.
A Amazon anunciou na quinta-feira que irá lançar um kit para programadores criarem games e outros conteúdos para o Kindle.
Entre as primeiras contribuições estão aplicativos da unidade móvel da produtora de videogames Electronic Arts, que faz a distribuição de diversos games de celular conhecidos, como o Tetris.
A Amazon afirmou que o Kindle vendeu bem desde seu lançamento em 2007, mas a varejista online têm sofrido pressão de novos concorrentes, mais atraentes no mercado de e-readers, o que pode afetar o lucro de vendedores de livros digitais com cada obra.
As expectativas são de que a Apple anuncie seu aparelho tablet, um computador em formato de uma prancheta com tela que também pode ser usado como e-reader, em um evento especial marcado para a semana que vem em San Francisco.
Na quarta-feira a Amazon afirmou que vai oferecer um valor maior pelos direitos autorais de livros vendidos com desconto no Kindle, buscando ter a maior oferta de livros digitais possível para tornar seu aparelho mais atraente aos consumidores.
Ao abrir o Kindle para jogos e outros conteúdos de programadores externos, a Amazon oferece uma das funções mais populares do iPhone, embora a tela de “papel eletrônico”, em preto e branco do Kindle, limite alguns aplicativos.
A Amazon sugere em comunicado que, com o kit, também podem ser criados livros de viagem que sugerem atividades com base em informações de clima e eventos em tempo real, ou livros de receitas que recomendem cardápios baseados no número de convidados e suas alergias.
Categoria: Notícias
Comentários