20% dos sites de compras coletivas “quebraram” em menos de um ano

| 03/05/2011 - 11:26 AM | Comentários (2)

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, o estrondoso sucesso do e-commerce de ofertas diárias (compra coletiva) está dando seus primeiros sinais de saturação no Brasil. Segundo a matéria, cerca de 20% dos 1.200 de sites existentes no país encerraram suas operações antes de completar um ano, o que representa um total de 250 empresas. A média de 20% corresponde a média nacional de mortalidade de empresas, segundo o SEBRAE.

Especialistas do setor creditam o fato ao despreparo dos executivos na condução de seus negócios, em uma falsa crença de que seria uma operação relativamente fácil de administrar, sem levar em consideração o atual dinamismo do comércio eletrônico do Brasil, o do próprio setor, que obriga uma constante inovação entre os participantes, além de gerenciar uma complexa relação com fornecedores. Além disso, muitos executivos abriram o negócio baseado apenas em uma tendência, que até o momento é incerta, sem prever possíveis adversidades impostas pelo segmento.

Segundo Leopoldo Godoy, jornalista da agência G1, este mercado pode estar saturando. “Hoje temos cerca de 40 sites nacionais e mais de 200 regionais. È um mercado em expansão, mas o número de unidades de vendas pode estar, se ainda não estiver, saturando”, afirmou ele.

Para o especialista Gastão Mattos, da consultoria GMattos: “O alto índice de mortalidade não surpreende. Muitos acharam que portais de compra trariam resultados rápidos e com pouco esforço, mas perceberam que não é a lógica”. “Esses portais têm estrutura inchada e focada principalmente em vendas, o que vai na contramão da tendência das empresas de alta tecnologia”, afirma Mattos.

Em março de 2010, cerca de 120 mil pessoas navegaram por algum site deste modelo, número que saltou para 3,6 milhões em agosto do mesmo ano. Em relação ao perfil dos consumidores, a maioria se concentra na faixa de 18-30 anos.

Tags: , , , ,

Categoria: Balanços

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Leandro disse:

    é a nova bolha…20% quebraram, muitos ainda vão quebrar e outros tantos ainda vão se aventurar…um modelo de negócios diferenciado e uma equipe profissional farão toda a diferença.

  2. Leandro disse:

    Novidade…

    Tirando os grandes como grupon, o resto é apenas cópia…os “empreendedores” compram um “script” pronto de site de compra coletivas e colocam na internet. Firmam uma ou outra parceria e esperam o dinheiro cair do céu…
    Não existe plano de negocios, de viabilidade, de marketing…ou seja, planejamento.

    E isso não acontece só com compras coletivas não…o Brasil é extremamente amador na questão de empreender pela internet e desenvolver inovações.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.