Confiança dos consumidores online deve aumentar
De acordo com informações apuradas com a Câmara-e.net, nos próximos cinco anos o faturamento do comércio feito via internet crescerá em média 30% ao ano. As classes C e D serão as principais responsáveis por esse aumento, mostrando que a busca de serviços por meio da rede está ficando mais popular. Esses dados, segundo a Câmara-e.net, mostram uma mudança na realidade brasileira no que diz respeito à participação digital dos brasileiros e, sem dúvida, ao crescimento da confiança na segurança da rede.
“Nós temos uma posição de vanguarda e de liderança incontestável. Hoje o Brasil é responsável por 45% do faturamento do comércio eletrônico da América Latina inteira. O México, que é o segundo colocado, representa 15% do faturamento. Somando Brasil e México, nós temos 60% do faturamento na região”, diz Gerson Rolim, diretor executivo da Câmara-e.net.
Para o consultor Marcos Junitsi Uda, da Unidade de Inovação e Competitividade (UIC) do Sebrae-PR, o comércio eletrônico é uma excelente oportunidade para micro e pequenas empresas. “O e-commerce está se consolidando, e o leque de produtos ofertados está cada vez maior”, observa.