Mobile commerce dobra no Brasil em 2012
As compras online via aparelhos portáteis dobraram no Brasil em 2012. De acordo com um estudo realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net, a representatividade do m-commerce no varejo online saltou de 5% para 10% no ano anterior, o que mostra que este mercado está se desenvolvendo rapidamente no Brasil.
A pesquisa sugere ainda que os dispositivos da Apple representam 71% de todas as transações móveis, com pouco mais da metade (51%) sendo realizadas em iPads e 20% em iPhones. Os demais aparelhos estudados somam participação de 29%.
“Este número tende a crescer cada vez mais em função do barateamento das novas tecnologias, tanto dos smartphones, quanto do acesso a internet banda larga e 3G, além da entrada da nova geração no mercado consumidor”, explica Fábio Pereira, coordenador do Comitê de Varejo da camara-e.net.
Natal
O Natal representa para o e-commerce brasileiro dois meses e meio de faturamento e compreende o período que vai de 15 de novembro a 23 de dezembro, chegando a marca de R$ 3,1 bilhões de faturamento este ano, contra R$ 2,6 bilhões em 2011. O Brasil deve fechar o ano com um total de 43 milhões de e-consumidores e um faturamento projetado de R$ 22,5 bilhões, acompanhando o crescimento de 20% esperado para 2012.
Entre as cinco maiores categorias de produtos mais vendidos pela internet no Brasil, destaca-se a de moda e acessório, pois não figurava entre as vinte maiores há cinco anos e, no primeiro semestre, estava em terceiro lugar. Eletrodomésticos é o primeiro colocado, seguido de saúde beleza e medicamentos. Jornais e revistas, que já esteve na dianteira, agora são o quarto colocado e, em quinto, informática.
Categoria: Pesquisas