O Ano será do mobile, afirma executivo da Return Path, durante webinar sobre e-mail
“O mobile vai dominar a abertura de emails, em 2013”! Essa foi uma das principais tendências levantadas durante o webinar da Return Path, especializada em Email intelligence, intitulado “Os 12 Aprendizados de 2012 & 13 Ideias para 2013”. Durante cerca de uma hora, profissionais de email e entusiastas por tecnologia, acompanharam a apresentação de Rodrigo Mesquita, Account Manager da empresa.
Confira os principais pontos debatidos:
Aprendizados
– Entrega de Email ainda é difícil: “No Brasil, apenas 67% dos emails chegam à Caixa de Entrada do destinatário, um número ainda muito ruim, se comparado com o restante do mundo. Isso significa que, um em cada três emails nunca chegará para os clientes. Parte disso se deve à má reputação dos enviadores”.
– A Reputação de seu domínio influencia diretamente a entrega: Segundo Rodrigo, “Remetentes com uma reputação inferior a 80 pontos, medida através do Sender Score, não entregam mais do que 40% dos emails no Gmail e Hotmail. Ou seja, quanto mais confiável, maior será sua entregabilidade”.
– Mudança de Engajamento: “Analisando o engajamento, na visão dos provedores, podemos ver que eles mudaram a estratégia”. Ao invés de penalizar os maus enviadores, beneficia os que enviam emails confiáveis. Os ISPs possuem mecanismos que são parte importante da avaliação desses critérios. Na visão estratégica, percebemos que uma campanha segmentada gera mais engajamento, gerando maior leitura e diminuindo o spam. Por fim, observamos que a taxa de leitura, em alguns setores, melhorou em relação a 2011. Porém, alguns setores, como o de entretenimento por exemplo, sofreram com volume de spams.
Tendências
– 2013 será o Ano do Mobile: “Percebemos, em 2012, que, cada vez mais, pessoas estão lendo seus emails em dispositivos móveis. O usuário que lê email no celular é mais engajado, mas, ao mesmo tempo, isso gera certa dificuldade, que é a de adaptar seu email para o mobile, criar modelos que geram uma perfeita visualização e conversões na hora de chegar no site usando um aparelho mobile”.
– Phishing Mais Segmentado: “O Phishing está mais sofisticado. Já é possível criar um email mais segmentado, criando um ROI muito melhor para ele. Por exemplo, um disparo de um milhão de emails de phishing em massa, gera oito vítimas. Já um disparo segmentado, em torno de mil emails, gera duas vítimas. Marketing e TI devem ter a mesma preocupação de combater esse mal, fazendo com que ele não chegue na caixa de seus clientes”.
– Big Data: “Hoje, vemos cada vez mais informações disponíveis sobre o consumidor, extraídas a partir de Web Analytics, manifestações nas redes sociais, fontes offline, novas métricas de engajamento e análise competitiva. Essas informações devem ser organizadas e integradas para permitir a criação de uma visão única e completa de seu cliente”.
– Controle sobre emails a receber: “Algumas empresas, atualmente, disponibilizam aos consumidores um Centro de Preferências, com opções para que eles definam em que dia da semana eles gostariam de receber uma newsletter, seu assunto de preferência, ou seja, cada vez mais, o controle de recebimento de email estará nas mãos do cliente.” Com essa medida, as empresas podem evitar que seus clientes se descadastrem de seus programas de email ou até mesmo que reclamem do alto volume de mensagens recebidas, o que pode impactar a sua reputação”.
– HTML5: “Este fenômeno já acontece com bastante força nos EUA e será tendência no Brasil. Com o surgimento do HTML5, veremos se realizar o grande sonho dos profissionais de marketing, que será o envio de vídeos, inserido diretamente no corpo do email”.
– Validação de endereço em tempo real: “Agora, além de poder pedir um double-check, ao receber um cadastro, podemos submeter a verificação do email e recebemos um retorno para saber se ele é bom ou ruim”.
– Métricas para ROI: “Diversas novas métricas surgiram, para melhorar a análise das campanhas e avaliar se o retorno sobre o investimento (ROI) é o esperado”.
O conteúdo em PDF, incluindo informações adicionais para responder dúvidas enviadas durante o webinar, bem como a gravação do webinar, estão disponíveis em http://landing.returnpath.com/webinar_aprendizadosideias.
Categoria: Eventos