Rastreie e monitore sua reputação utilizando Sender Score
Monitorar lista de seed é vital para rastrear a performance de entregabilidade de seu endereço de IP, campanhas de email e segmentos de listas. Mas é importante combinar métricas de reputação de envio (Taxas de reclamação, taxa de usuários desconhecidos e spam traps com métricas de entregabilidade para auxiliá-lo a encontrar a origem do seu problema de entregabilidade e mensurar o sucesso do seu programa de email.
Os recursos Relatório Sender Score de marcas e infográfico da Return Path falam sobre o significado de um remetente perder sua habilidade de se comunicar com seus consumidores como reflexo de sua reputação de envio. Remetentes que têm boa reputação de envio têm entregabilidade melhor que de remetentes que têm baixa reputação de envio. Simples assim.
Como determinar a reputação de envio de seu endereço de IP?
A resposta: Sender Score. Como uma pontuação de crédito, o Sender Score do seu endereço de IP é uma indicação de sua confiabilidade como fonte de email. O ranking de reputação Sender Score da Return Path (pontuação de 0 a 100), compilado através de nossa rede cooperativa de reputação, fornece acesso a dados que ISPs e outros destinatários de email podem utilizá-lo para aceitar ou rejeitar emails. Cheque seu Sender Score.
Como você utiliza seu sender score para auxiliar no monitoramento de sua reputação de remetente e entregabilidade?
Utilizando o Reputation Monitor da Return Path, você pode rastrear seu Sender Score e entender os fatores de risco que levam a uma boa reputação de envio. Os principais fatores de risco envolvidos no cálculo de sua reputação de envio são:
- Taxa de reclamação: Essa é a métrica de reclamações de spam de usuários finais contra emails que você mandou. Reclamações de spam são geradas quando um assinante clica no botão ‘isso é spam’. Procure picos nos dadosde reclamações e determine se eles estão relacionados a uma campanha específica, template de email ousegmento de lista. Dados da Return Path mostram que remetentes de email precisam manter suas taxas de reclamação em 0,1% ou menos para evitar efeitos negativos na Taxa de Colocação em Caixa de Entrada.
- Taxa de Usuário Desconhecido: A Taxa de Usuário Desconhecido é calculada ao dividir o número de usuários desconhecidos pelo volume de tentativas. Usuário Desconhecido é um usuário que não existe no sistema de recebimento. O padrão da indústria para uma taxa aceitável de usuários desconhecidos é de 10%; no entanto, problemas de entregabilidade começam a ocorrer com 5%. Nossos melhores remetentes mantêm taxas de usuários desconhecidos abaixo de 2%.
- Spam Traps: O Número de spam traps atingidos em um período de tempo. Spam traps são endereços de email criados somente para capturar spammers e são um sintoma de aquisição de uma lista ruim ou de práticas de limpeza de listaindevidas. Um ISP pode entender que você é um spammer e filtrar seu email quando você o envia para uma ou mais spam traps. Reveja sua lista de aquisição e práticas de limpeza de listas e certifique-se que elas estão focadas em obter e manter alto nível de qualidade.
- Blacklists: Blacklist é uma lista de endereços de IP que os ISPs, empresas de filtros de spam ou empresas anti-spam criam e mantém para auxiliar na filtragem e bloqueio de spam. O dono da blacklist publicará a lista e permitirá que outras empresas a utilizem para ajudar a filtrar e bloquear emails. Certifique-se de que seu endereço de IP não termine em alguma blacklist importante como a Spamhaus ou a Spamcop. Muitas vezes, seu endereço de IP será listado por excessivas reclamações de spam, usuários desconhecidos ou por cair em uma spam trap de sua rede.
- Remetente rejeitado: Email rejeitado é excluído a partir dos logs de entrada SMTP dos ISPs participantes e é definido como qualquer mensagem bloqueada durante a conversação SMTP. Uma alta taxa de rejeição significa que seu email está sendo bloqueado por um ISP. Nossos melhores remetentes mantêm suas taxas de rejeição abaixo de 1%.
Utilizar seu sender score pode te ajudar a determinar a saúde geral de seu programa de email e nosso último infográfico também mostra o impacto das métricas de reputação em seu sender score. Uma lista robusta e uma estratégia de segmentação de IP podem ser poderosas ferramentas para melhorar a entregabilidade e aumentar o ROI do seu email.
Categoria: Cases
É bem isso mesmo o que constato na prática, no entanto para se obter acesso ao Reputation Monitor da Return Path deve-se desembolsar bastante dinheiro, visto que os valores são muito altos e ainda é à parte do serviço de envio. Fica aqui a dica para um ESP existente no mercado, a Target Box (http://www.targetbox.com.br) que possui ferramentas de monitoração de reputação de remetente que fornecem todas estas informações de entregabilidade citada no post, porém a um preço bem mais acessível e já incluso em qualquer plano para envio dedicado da empresa.
Abraços
Rodrigo