Google “limpa” interface do YouTube para dar maior destaque aos vídeos
O Google oficializa nesta quarta-feira (31/3) a reformulação na interface do YouTube, iniciada há oito meses pelo Google para simplificar a maneira como os vídeos são reproduzidos e facilitar a navegação do usuário.
“Lançamos diversas funções nos últimos dois anos e elas eram forçadas a competir entre si” pela atenção do usuário, o que acarretava em “ruído” durante a reprodução do vídeo, afirma o diretor de produto do YouTube, Shiva Rajaraman.
As mudanças visuais no YouTube terão como objetivo tirar este “ruído”, “apresentando ações que importam” quando o usuário precisa e devolvendo “o vídeo ao centro da experiência”, segundo Rajaraman.
A principal mudança visual está na maneira como informações sobre o vídeo e seu criador são reproduzidas no YouTube.
Abaixo do título, a nova interface mostra outros vídeos que o mesmo usuário oferece, além de permitir a assinatura direta do perfil.
A coluna da direta, antes usada para descrições, tags e link pra o perfil do usuário, hoje mostra uma lista de vídeos sugeridos, o que aumentou em 6% a reprodução nos testes internos do serviço.
Dados descritivos e tags estão agregados em ferramentas abaixo do vídeo e são mostrados na íntegra apenas se o usuário clica sobre a caixa.
Chamada de “barra de ações”, a ferramenta permite que o usuário compartilhe o vídeo em outros serviços, incorpore-o em sites e blogs ou salve-o em sua lista de favoritos.
A simplificação da interface também atingiu o sistema de classificação baseado em estrelas, substituído por um em que o usuário diz simplesmente se gostou ou não do arquivo.
“A maioria avaliava com cinco estrelas ou nem avaliava”, o que fazia com que o sistema não fosse um retrato fiel da aceitação do vídeo, diz Rajaraman. Testes internos apontaram aumento de 7% nas avalições com o fim do sistema de estrelas..
Os comentários também têm opções de interação disponíveis apenas quando são clicados pelo usuário e ganharam uma nova organização que reproduz a discussão mais ativa no topo da lista.
A hierarquização de comentários é uma forma do Google “dar destaque às melhores conversas e incentivar discussões no YouTube”, diz Rajaraman.
Na parte prática, a reformulação do YouTube também facilitará a reprodução contínua de vídeos, sejam eles da lista dos favoritos ou de todos os perfis assinados, por meio do Autoplay.
Iniciada há oito meses, a reformulação visual do YouTube vinha sendo testada por usuários que manifestaram interesse nas últimas seis semanas.
Categoria: Lançamentos, Notícias