Dicas para sua startup ser sustentável
Todo empreendedor pode incluir em seu planejamento maneiras para sua startup ser sustentável, abraçando a causa de sustentabilidade e proteção ao Meio Ambiente.
Muitos empreendedores trazem novidades e são vetores da mudança em todos os segmentos com produtos e serviços que quebram paradigmas, unindo o negócio à causa ambientalista.
E acredite, isso atrair o olhar consumidor.
Pra você que se preocupa com a sustentabilidade e deseja inovar seu negócio de maneira criativa, segue abaixo algumas dicas de Mayra Gianoni, da Site Sustentável, sobre como ter uma startup sustentável.
Planejamento de recursos
Recentemente Apple e Google revelaram investimentos em fontes de energia renovável. Estimando que a demanda de energia elétrica vai aumentar nos próximos anos, está sendo incorporado à estratégia das empresas o planejamento de demanda de recursos. Para ficarem menos voláteis a variações no preço da energia oriunda de combustíveis fósseis (petróleo e carvão), empresas estão investindo em energia limpa como a solar e a eólica.
Uma startup deve ficar atenta a esses movimentos, pois já no começo pode investir em fontes alternativas de energia e ter um diferencial muito relevante em seu projeto.
Planejamento de materiais
Na hora de criar um produto é fundamental procurar maneiras de evitar desperdícios e fazer uma seleção de matérias-primas que sejam ecologicamente corretas. Embalagens feitas sob medida para o produto diminuem o uso desnecessário de material e significam uma economia financeira para a empresa.
Na hora de escolher a matéria-prima, que tal utilizar materiais reciclados ou biodegradáveis? Isso aumenta a percepção de valor do produto final e representa uma preocupação da empresa em ser sustentável.
Ao desenvolver um produto, considere o seu ciclo de vida e busque maneiras de minimizar seus impactos no meio ambiente.
Parcerias com a comunidade local
Um dos pilares da sustentabilidade é a responsabilidade social. Entenda o contexto de sua empresa na comunidade em que está inserida e encontre maneiras de ter um impacto positivo nela.
Seja incentivando ações sociais diretamente ou em parceria com instituições especializadas, procure sempre devolver para a sociedade e fomentar o crescimento e educação de sua região.
Procurar maneiras de minimizar seu impacto
Mapeie todos os processos de seu negócio e liste as maneiras como sua empresa impacta o meio ambiente.
O primeiro passo é entender como isso acontece para, então, procurar formas de ser mais sustentável. Em uma startup é mais fácil de redefinir processos por conta de seu tamanho e estrutura.
Você pode incentivar o consumo consciente de papel e materiais plásticos ou até procurar soluções diferentes como a Site Sustentável, que planta árvores para compensar as emissões de CO2 do seu site.
Cultura
Um passo essencial para ser uma startup sustentável é a Cultura da empresa, que reflete muito os ideais de seus empreendedores.
Preocupe-se com a sustentabilidade e incentive seus colaboradores para que isso seja intrínseco à companhia porque assim as decisões do dia a dia já vão incorporar valores sustentáveis.
Categoria: Lançamentos