Sustentabilidade no comércio eletrônico – Como fazer?

| 23/02/2015 - 11:23 AM | Comentários (0)

sustentabilidade

Você sabia que o e-commerce também polui o meio ambiente? Sim, acredite! Os e-commerces poluem o mundo por meio da entrega dos produtos, emissão de notas, utilização de energia na infraestrutura física da loja online, a produção dos produtos, embalagens de entrega e ainda por parte dos fornecedores. Esses são os pontos mais comuns, mas há algo que está além da nossa visão básica: o quanto o próprio e-commerce consome de energia. Isso mesmo, os websites também são poluentes.

A geração de energia elétrica é um dos maiores emissores de poluição (mais de 33% das emissões de CO2 na atmosfera), contribuindo para o aquecimento global e estiagem. Energia usada por cidades, casas, indústrias e até pelo servidor onde os websites são hospedados. Quanto maior o número de acessos ao site, maior o processamento deste servidor e o consumo de energia elétrica.

Alguns desses Data Centers são tão grandes que chegam a consumir a mesma quantidade de energia elétrica que 250 mil pequenas residências. Se os servidores fossem um país, eles seriam o 5º país que mais consome energia elétrica no mundo com potencial para ser o 2º que mais consome energia daqui 5 anos – ficando atrás apenas da China.

Porém, há diversas maneiras de aplicar a sustentabilidade no e-commerce. As ações vão desde a estrutura física do negócio até ao produto final que o seu consumidor final vê.

Um ponto que contribui para um ambiente digital mais saudável e sustentável é buscar uma operação que tenha menos impacto negativo ao Meio Ambiente: priorizar entregas de bicicleta, sempre que possível; buscar utilizar menos embalagens nos produtos ou utilizar as de materiais biodegradáveis; procurar disseminar atitudes que sejam menos agressivas ao Meio Ambiente e, acima de tudo, priorizar o equilíbrio entre o pilar econômico, social e ambiental.

Ser sustentável não só fortalece a marca, mas também o mercado. Hoje o fator preço tem se tornado determinante na hora da compra, para que isso não torne o mercado insustentável, as marcas precisam dar sinais de que estão preocupadas com os mesmos problemas que o consumidor e interessadas em transformar o ambiente em que ele vive em algo maior e melhor, agregando valor à marca e promovendo uma experiência de compra diferenciada – se as companhias seguirem orientadas apenas por preço o mercado quebra.

Algumas dicas podem ajudar na hora de pensar em um negócio online mais sustentável, essas podem ser facilmente implantadas e gerar um impacto bastante positivo tanto na rentabilidade do negócio quanto na fidelização dos consumidores e engajamento dos colaboradores, como: Cuidar da sua infra-estrutura, ter um controle de qualidade rigoroso com os fornecedores, fazer as entregas de bicicleta, diminuir as embalagens e conscientizar seu consumidor final.

Um novo tipo de empresa tem surgido – aquela que prioriza não só a sustentabilidade econômica, mas também a social e a ambiental. Esse posicionamento dos empreendedores tem sido muito importante para engajar, criar e fortalecer um vínculo entre o consumidor final e as marcas. Diante do excesso de opções, não é só o preço que determina a decisão de compra. A incorporação de práticas sustentáveis é hoje uma das mais reconhecidas e admiradas pelo consumidor final.

As empresas são os grandes vetores de mudança na atualidade. Levando isso em consideração, elas podem ser disseminadoras não só de práticas mais sustentáveis como também podem iniciar movimentos de preservação e reflorestamento dos principais biomas brasileiros, os quais têm grande impacto na crise hídrica da região sudeste.

O atual cenário da economia está trazendo algumas mudanças na forma de comprar do consumidor, a procura por preços mais competitivos tem influenciado muito na decisão de compra. Mas, para continuarem fiéis às marcas os consumidores estão levando em consideração o quanto cada uma delas está engajada com as mesmas causas que ele.

Ações de sustentabilidade mostram que a marca está preocupada com a construção de um mundo melhor e, principalmente, trazem a tona realidades sentidas por todos, como a falta de recursos hídricos, aquecimento global e desmatamento, e assim, criam um vínculo muito próximo com o consumidor. Este entende que a marca não está apenas preocupada em vender os produtos e serviços de que disponibiliza, mas que busca acima de tudo o bem estar de seus clientes.

Segundo a Edelman 73% dos consumidores esperam que as marcas fomentem interações mais humanas e significativas com eles. (Edelman, outubro de 2014).

Segundo pesquisa da Nielsen 66% dos consumidores ao redor do mundo dizem que preferem comprar produtos e serviços de companhias que tenham implementado programas que deem algum retorno para a sociedade. Esse tipo de preferencia se expande para outras áreas também: 62% deles preferem trabalhar para empresas com esse tipo de iniciativa e 59% preferem investir em companhias assim. 46% dos consumidores dizem estarem dispostos a pagar mais por produtos e serviços de companhias que se importam com as consequências que o seu negócio traz para o mundo. A pesquisa ainda ressalta que consumidores socialmente conscientes veem mais valor em ações de sustentabilidade ambiental.

Segundo o IBOPE cerca de 62% dos consumidores brasileiros trocariam determinada marca por outra que se preocupa em apoiar a cultura, aumentar o bem estar das pessoas ou melhorar a cidade.

Tornar o seu negócio mais sustentável começa com pequenas ações. Você com certeza pode dar início a um movimento que procura colaborar e cooperar com o planeta. Seja o começo da mudança!

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Categoria: Cases

Sobre Mayra Gianoni: Mayra Gianoni é Diretora executiva da Site Sustentável, empresa pioneira na neutralização do C02 emitido por sites através do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Ver mais artigos deste autor.

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