Microsoft apresenta a loja virtual do Windows Phone 7
A Microsoft apresentou nesta segunda-feira (15) a loja virtual de aplicativos Windows Phone Marketplace, com programas voltados para o celular Windows Phone 7. O anúncio foi feito durante a conferência de programadores MIX10, que ocorre até esta quarta-feira (17) em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Telas do sistema operacional Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)
Os aplicativos do Windows Phone serão baseados nas tecnologias de desenvolvimento Silverlight, para a criação de aplicativos, e XNA, para a produção de games. As duas são da própria Microsoft. “Estender nossas tecnologias e ferramentas para esta plataforma, a Microsoft está entregando uma experiência no desenvolvimento de aplicativos importante através de uma grande variedade de dispositivos”, afirma Scott Guthrie, vice-presidente da plataforma de desenvolvimento .NET, da Microsoft.
Os desenvolvedores poderão utilizar algumas das funções do Windows Phone 7 para utilizar em seus programas e jogos tais como o acelerômetro, informação sobre a localização do usuário, serviço de notificação que dá alertas mesmo quando o programa não está em uso, aceleração de vídeo digital, serviço aprimorado de streaming via internet, tela sensível ao toque com o sistema multitouch e suporte à câmera e ao microfone.
Uma das diferenças entre a loja virtual Windows Phone Marketplace e a app store da Apple, é que os usuários do telefone da Microsoft poderão testar os programas antes de comprá-los. O tempo e a existência ou não desta função será decidida pelo desenvolvedor. No caso da compra do aplicativo, não será necessário baixá-lo novamente, pois ele só irá ser desbloqueado no aparelho mediante o pagamento. A cobrança dos aplicativos poderá vir diretamente na conta do celular.
A Microsoft não revelou a data de lançamento da loja virtual do Windows Phone 7 durante o evento.
Categoria: Lançamentos, Notícias