Aplicativo não é mais diferencial, é pré-requisito
De fato o e-consumidor fica mais exigente a cada dia e cabe aos e-commerces e prestadores de serviço na web atenderem às constantes demandas de novas necessidades. O que antes era um diferencial, hoje pode ser pré-requisito para atuar no segmento. É o que acontece com os aplicativos. Atualmente, eles são uma prerrogativa para ampliar a participação no mercado e fazer parte da vida do consumidor, onde quer que ele esteja.
Esse cenário é real e palpável em razão da quantidade de dispositivos móveis vendidos nos últimos anos. Se considerarmos apenas os aparelhos que utilizam os três sistemas operacionais de mais relevância (Android, iOS e Windows Phone) chegamos ao impressionante número de 206,5 milhões de dispositivos vendidos no primeiro trimestre deste ano.
Por este motivo, as empresas que atuam na internet devem começar a enxergar os aplicativos como uma necessidade para atuar no mercado ou então como um investimento. Mas a questão é: vale a pena desenvolver aplicativos para as três plataformas mais utilizadas ou é melhor priorizar uma delas? É difícil fazer uma escolha, pois existem muitas plataformas com padrões de programação distintos. Além disso, o custo operacional e de manutenção dessas ferramentas tem que ser levado em conta.
Alguns números podem facilitar a escolha por um dos sistemas operacionais. Os aparelhos com Android dominam 75% do mercado mundial de acordo com um levantamento divulgado recentemente pela consultoria International Data Corporation. Ainda de acordo com a consultoria, dispositivos com iOS ocupam a segunda posição com 17,3% do mercado e o Windows Phone fica com o terceiro lugar com uma fatia de 3,6%.
Agora parece mais fácil optar pelo Android, já que ele domina o mercado e o segundo e terceiro colocados da lista estão distantes de tirar o seu posto. No entanto, deixar de lado 20% do mercado pode ser prejudicial, afinal não é um número tão pequeno assim. A decisão de escolher um desses sistemas operacionais ou todos eles para desenvolver uma aplicação vai depender do estudo realizado pela empresa sobre a vantagem do investimento.
Para o site comparador de preços Kuantokusta é uma prioridade estar ao lado do consumidor em todos os momentos para auxiliá-lo em uma decisão de compra mais consciente. Por isso, o site possui aplicativos para as três plataformas. A lançada mais recentemente, para Windows Phone, tem as mesmas funcionalidades das anteriores e sua identidade visual é alinhada com a do sistema operacional. As aplicações comparam o preço por categoria, pesquisa do nome do produto ou pelo escaneamento do código de barras.
A utilidade dos aplicativos pode ser infinita, além de ser um bom canal de relacionamento com o consumidor e um bom reforço de marca. Em um mundo com mais aparelhos celulares do que gente, eles se tornam cada vez mais importantes.
Categoria: Cases
A escolha por qual sistema operacional iniciar no mobile commerce é uma tarefa relativamente fácil, de principio basta seguir os nº indicado pelo Flávio Pagotto, remete a realidade.
nas minhas apresentações costumo falar o seguinte:website mobile navegação pelo Browser)todos devem ter.
o Aplicativo e pré requisito para muitas empresas, principalmente onde há compra recorrente ou tem loja física e virtual podendo mistura estes dois canais com geofence, gelocalizador, qrcode, bar code, push noltification.
muito boa matéria, parabéns Flávio Pagotto.
Wilson Cunha