Crise não reduz expectativas para a Black Friday 2015, revela pesquisa
Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, com 20 mil pessoas revelou que, embora os consumidores estejam mais receosos com o cenário econômico atual, a maioria das pessoas (71%) pretende comprar na Black Friday se encontrar bons descontos. Os demais entrevistados (28%) afirmaram não terem dúvidas de que comprarão e apenas 1% não tem intenção de aproveitar o evento, que este ano acontecerá no dia 27 de novembro.
Apesar de otimistas para a data, os consumidores estão cautelosos por se tratar de um ano em que o país enfrenta uma recessão. Por conta disso, 66% dos entrevistados avaliarão se irão gastar menos por conta da crise dependendo dos descontos que encontrarem, já 30% deles pretendem efetivamente pisar no freio nas compras e apenas 4% afirmam não terem a intenção de diminuir os gastos esse ano.
O atual cenário de alta do dólar e dos juros faz com que os consumidores passem a pesquisar ainda mais os preços e 91% dos entrevistados disseram que utilizam comparadores de preços e produtos para facilitar essa tarefa. Apesar de mais precavidos, a maioria aposta nas promoções da Black Friday, sendo que 49% tem a expectativa de encontrar melhores ofertas no evento do que nas liquidações fora de época que o varejo tem realizado para combater a crise. Outra perspectiva otimista para o evento é de que 64% das pessoas gostariam de antecipar suas compras de Natal.
Por tudo isso, a expectativa de tíquete-médio para a data continua a mesma do ano passado, pois 57% dos respondentes da pesquisa do Zoom têm intenção de gastar mais de R$ 1.000 e 27% pretendem investir de R$ 500 a R$ 1.000. Os produtos mais desejados são celulares/smartphones (57%), TVs (43%), eletrodomésticos (33%), eletroportáteis (29%) e notebooks (27%).
Outra constatação importante do estudo é que cada vez mais a Black Friday ganha força no Brasil, pois 64% das pessoas afirmam realmente ter encontrado descontos significativos nos produtos que desejavam na edição passada. Além disso, 40% dos consumidores estão confiantes de que esse ano também encontrarão boas ofertas. Para os entrevistados, a data tem uma relevância ainda maior no comércio eletrônico, pois a grande maioria (85%) acredita encontrar descontos melhores nas lojas online do que no varejo físico. Isso porque a internet é o principal aliado do consumidor para pesquisar preços.
Além disso, a confiança dos consumidores no e-commerce também aumentou e 84% dos entrevistados afirmam ter segurança sobre o recebimento do produto comprado dentro do prazo acordado com a loja. Além disso, com o aumento do uso de comparadores de preços e produtos as pessoas estão mais conscientes sobre recursos gratuitos de apoio à compra. Dos entrevistados, mais de 75% já conhecem o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto comprado nas lojas parceiras ou o dinheiro de volta.
“A Black Friday ganhou muita maturidade na edição passada e isso fez com que a confiança dos brasileiros sobre a relevância das promoções crescesse expressivamente”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “Para o varejo, o evento desse ano tem ainda mais peso, já que será a oportunidade dos lojistas liquidarem seus estoques, uma vez que o ritmo de crescimento do e-commerce desacelerou no primeiro semestre desse ano”, explica o executivo.
Categoria: Pesquisas