MPEs detém 20% do e-commerce no brasil
As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) representam 20% do faturamento do e-commerce do Brasil, o equivalente a cerca de R$ 2 bilhões por ano. Segundo a camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), a expectativa é que o comércio eletrônico apresente crescimento de 40% até o final de 2010.
O diretor-executivo da entidade, Gerson Rolim, afirma que as MPEs devem aproveitar essa estimativa para obterem diferenciais, já que não é considerado efetivo concorrer com grandes players.
“A grande empresa tem condições de lidar com produtos de giro rápido, uma vez que elas apresentam estrutura para isso – inclusive e principalmente na política de valores e pagamentos. Por outro lado, grandes varejistas não têm como atender nichos específicos, algo que as MPEs realizam com competência”, diz.
Fatores importantes
Para ter sucesso nas vendas no comércio eletrônico, o professor e consultor da Innovar 8, Dailton Felipini, explica que são fundamentais quatro fatores: planejamento, atuação em um bom nicho de mercado, apresentação eficaz da loja virtual e realização de uma promoção do empreendimento.