E-commerce crescerá 40% em 2010
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em conjunto com a camara-e.net, realizou na terça-feira (30/06) mais um seminário de e-commerce para micro e pequenas empresas (MPEs), desta vez na Distrital Ipiranga da instituição.
Na ocasião, a tônica das discussões manteve-se em torno das grandes tendências do comércio eletrônico, tanto de suas perspectivas quanto ao uso de ações de comunicação para sustentação dos canais de venda.
A superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi, reforçou a perspectiva do Brasil fechar 2010 com 100 milhões de internautas, o que corresponde a 49% da população. E enfatiza que, embora o e-commerce tenha surgido com um público-alvo majoritariamente masculino, a tendência é que mulheres respondam por mais de 50% das compras online.
A ênfase em orientar as MPEs a atuarem em nichos foi abordada também pelo diretor-executivo da camara-e.net, Gerson Rolim, na qual afirmou que as MPEs já respondem por 20% do faturamento do e-commerce, o que corresponde a aproximadamente R$ 2 bi por ano. Além disso, o executivo estimou o fechamento do ano com um crescimento de 40% do setor.
O executivo comentou que as MPEs devem tirar proveito disso para obterem diferenciais, uma vez que não é considerado efetivo estabelecer concorrência com grandes players.
O professor e consultor da Innovar 8, Dailton Felipini, abordou os quatro fatores fundamentais para o sucesso no comércio via web, que são: planejamento, atuar em um bom nicho de mercado, apresentar uma loja virtual eficaz e realizar uma promoção do empreendimento.
O executivo enfatiza que no Brasil, ainda predomina a cultura da ação imediata em detrimento do planejamento. Em função disso, mais de 50% das MPEs encerram suas atividades de e-commerce em menos de três anos.
Pagamento, segurança e comunicação
As novas tendências de pagamento online foram repercutidas por Régis Freitas, diretor Comercial da Cobre Bem, que evidenciou a tendência de se utilizar os gateways de pagamento, plataformas integradoras dos canais em que a compra é feita (internet, telefone, celular) com os meios (cartões, transferências on/offline, boletos, entre outros).
Outra preocupação recorrente às MPEs que têm ou pretendem estabelecer plataformas online de comércio é a questão da fraude, amplamente debatida pelas relações institucionais da Clearsale, Arlene Affonso.
A executiva afirma que nesse processo as empresas devem ter muito cuidado em não negar vendas nos casos de suspeita de fraudes, pois, se isso atingir um bom pagador, ela perdeu não só a venda como o cliente também.
Embora realizado muitas vezes de forma errônea e sem estratégia, o e-mail marketing ainda é considerada uma ferramenta eficaz e amplamente utilizada para ações de comunicação. Essa é a premissa defendida por LuizAugusto Pereira, diretor comercial da Virid.
Pereira alertou que a base de disparo seja composta por pessoas realmente interessadas no produto e, para isso, é sempre importante que o cadastro de e-mail parta do próprio consumidor e que ele confirme seu interesse.