Busca Descontos e Camara-e.net se unem contra maquiagem de preço no Black Friday
O Busca Descontos – responsável pelo site www.blackfriday.com.br – e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) trabalham conjuntamente com o objetivo de defender o consumidor de práticas abusivas, evitando que as lojas participantes realizem a chamada ‘maquiagem de preço’ no Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro.
A camara-e.net ficou responsável pela autorregulamentação do Código de Ética. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais no Black Friday. Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer uma suspensão temporária; cassação do direito de utilização do Selo Black Friday Seguro (que identifica a credibilidade da promoção); suspensão para o próximo Black Friday; e até mesmo exclusão total da ação. A regulamentação será válida para o site oficial da ação – www.blackfriday.com.br – que deve reunir ofertas de cerca de 120 lojas virtuais.
“Estamos do lado do consumidor. Para isso, realizamos parcerias estratégicas para melhorar o Black Friday Brasil, baseado em um Código de Ética prático e didático. Nossa intensão é de que essas diretrizes funcionem para todos os eventos promocionais, tendo como início o Black Friday 2013”, afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos – site que trouxe o Black Friday para o Brasil.
“Todo associado e participante deve se conduzir de acordo com os preceitos da moral, conduta e responsabilidade, obedecendo a legislação nacional vigente, em especial o CDC, o Estatuto da camara-e.net e o Código de Ética”, acrescenta Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net.
Além da câmara-e.net, o Busca Descontos anunciou recentemente parcerias para defender o consumidor no Black Friday. O site Reclame Aqui irá ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013. Outro parceiro é o Instituto Sieve – especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico, que fará uma auditoria dos preços, sendo responsável pela identificação da veracidade das ofertas do site oficial da ação.
Ainda como parte do planejamento de um melhor Black Friday, o Busca Descontos realizou no mês de agosto o Black Friday Summit – evento dedicado a orientação de todos os setores envolvidos no Black Friday. Representantes de grandes players do e-commerce nacional estiveram presentes, como Netshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana.
Conhecido como Dia Mundial do Desconto, o Black Friday é uma data tradicional no varejo americano e acontece logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). No Brasil a data foi incorporada no calendário do varejo on-line no ano de 2010. Em sua última edição, o Black Friday Brasil movimentou R$ 217 milhões em vendas em apenas 24 horas, segundo a ClearSale.
Categoria: Parcerias