GoDaddy.com aceita ser vendida por US$ 2,25 bilhões
A GoDaddy Group, uma empresa de capital fechado que comercializa serviços como hospedagens e registro de domínios na internet, concordou em ser comprada pelas firmas de private equity KKR & Co., Silver Lake Partners e Technology Crossover Ventures.
As empresas se recusaram a divulgar o valor da transação, mas analistas estimam que o acordo seja por volta de US$ 2,25 bilhões, e cerca de metade deste valor são dívidas.
“Estamos em parceria com a KKR, a Silver Lake e TCV por conta de sua expertise em tecnologia, sua compreensão de empresas da web e porque temos afinidade em termos de valores da empresa”, afirmou Bob Parsons, CEO e fundador da GoDaddy, em um comunicado de imprensa.
Parsons permanecerá sendo o maior acionista único do site e seu executivo-chefe, mas as empresas de private equity terão a maior fatia da empresa. Parsons eventualmente poderá trocar de função, deixando de ser CEO para ser presidente executivo, mas continuará envolvido de perto com os negócios, afirmam fontes próximas.
As empresas compradoras da GoDaddy montaram um plano para ajudar a empresa em sua nova fase de expansões, que incluirá sua partida para o mercado externo, e procurando ativos alvo para aquisição que colaborem com o seu crescimento, afirmou Parsons.
“Eu sou apenas uma pessoa, e só posso levar a empresa competitivamente até este ponto”, afirmou ele, afirmando que necessita de novos investidores para que possa adquirir novos ativos e expandir a atuação de sua empresa.
A GoDaddy foi fundada em 1997 por Parsons e é conhecida por seus anúncios publicitários, incluindo comerciais no Super Bowl e anúncios com diferentes “Girls Go Daddy”, incluindo a piloto Danica Patrick.
O Wall Street Journal informou em setembro que a empresa havia contratado o banco de investimento Partners Qatalyst para prospectar potenciais compradores para a empresa.
O processo de venda da empresa havia sido temporariamente suspenso no final do ano passado, quando alguns potenciais compradores, dentre as quais as firmas de private equity TPG Capital e General Atlantic, desistiram do negócio após a interrupção das negociações.
As empresas KKR, Silver Lake e Technology Crossover Ventures já haviam investido em empresas de tecnologia. A KKR e a Silver Lake foram co-investidores na fabricante de chips Infineon Technologies Ltd., que abriu seu capital em 2009, e trouxe retornos atrativos para os investidores do fundo. Já a Technology Crossover Ventures já havia investido em empresas da web como o Groupon.
Categoria: Parcerias