E-Mails de phishing continuam em alta no país, alerta executivo
Dados levantados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) apontam que o cartão de crédito representa, em média, 85% das transações no país, nível que os Estados Unidos espera alcançar apenas no ano de 2015. A entidade ainda revela que as fraudes com este tipo de cartão têm diminuído bastante, graças a inovações realizadas, como é o caso da implantação de chips. Mas, no que diz respeito ao comércio virtual, e-mails de sorteios, concursos e prêmios de instituições conhecidas podem ser perfeitas armadilhas utilizadas por criminosos, com intuito de obter informações dos usuários.
Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países com fraudes com cartões de crédito, segundo a ACI Worldwide, empresa global de pagamentos eletrônicos. Segundo o sócio fundador e diretor operacional da Apura, Rodrigo Antão, administradoras de cartões, bandeiras e empresas de segurança no comércio virtual devem investir cada vez mais em mecanismos de prevenção e combate às fraudes, já que as tentativas de golpes com cartão de crédito são recorrentes e aumentam a cada ano no comércio eletrônico brasileiro.
“Os usuários devem ficar atentos para que não sejam alvos de fraudes. Entre as dicas, auxiliamos que desconfiem sempre de e-mails que contém ofertas com preços muito abaixo do normal, já que mensagens fraudulentas também são enviadas em forma de sorteio, concursos e prêmios. É importante comprar apenas em sites que possuam uma boa reputação, e evitar preencher cadastros ou efetuar atualização de dados em sites desconhecidos. E, o mais importante, é saber que instituições financeiras, bancos, bandeiras e administradoras nunca solicitam o número do cartão por e-mail”, aconselha o sócio fundador e diretor de tecnologia da Apura, Sandro Süffert.
Além das dicas básicas de segurança voltadas aos usuários, bancos e administradoras também devem ficar atentas a questões como estas, pois em determinados casos podem ser responsabilizados pelas fraudes. Neste sentido, uma das maneiras de conseguir detectar, compreender e corrigir ameaças é investir em soluções de segurança cibernética que fornecem visibilidade com perspectivas diferentes, como é o caso do CIRT (Inteligência Cibernética & Tecnologia de Resposta).
O software é o primeiro a integrar informações forenses da rede, do servidor e a auditoria de dados a larga escala, gerando relatórios para empresas de cartão de crédito, em uma única interface. A novidade facilita o monitoramento contínuo, permitindo de forma proativa e reativa a identificação, análise e correção de incidentes de segurança de qualquer tipo, sejam eles invasões, vazamentos de dados ou ameaças avançadas e contínuas. O CIRT também possui a capacidade de analisar e correlacionar dados estatísticos e variáveis dos servidores e o tráfego de rede, obtendo resposta a incidentes e oferecendo capacidade de remediação remota múltipla e segura.
Categoria: Pesquisas