Sistema monitora atividade ilícita em comércio eletrônico
A Trustwave, empresa especializada em soluções de segurança e compliance, acaba de obter a patente de uma tecnologia que permite aos bancos e operadoras de cartões de pagamento detectarem possíveis atividades ilícitas nas operações de sites de e-commerce que envolvam suas marcas e sua estrutura de pagamentos. A patente foi concedida pelo Instituto de Marcas e Patentes do EUA sob a rubrica “métodos e sistemas para a digitalização e monitoramento de conteúdo em rede”.
O objetivo do sistema é evitar que as instituições financeiras e empresas de cartões sejam involuntariamente comprometidas em operações ilegais realizadas por estes sites e tenham que responder juridicamente por ações de empresas que empreguem suas redes de negócios.
Os bancos e empresas de cartões são diretamente implicados quando uma empresa de e-commerce utiliza suas redes para a venda de materiais ilícitos ou para a prática de fraudes, concorrência desleal ou qualquer tipo de atividade ilícita.
Entretanto, monitorar centenas de milhares de sites de comércio eletrônico pode ser uma tarefa intransponível para estas instituições, daí o empenho da Trustwave em tornar esta atividade mais fácil, através do Trustwave Web Content Monitoring.
A solução oferece verificações automatizadas, análise e detecção de atividades ilícitas ou ilegais em sites de comércio previamente definidos pelo usuário. O sistema também inclui uma visão em profundidade das práticas comerciais desses sites para municiar relatórios de violações que são enviados para os adquirentes.
De acordo com dados do relatório internacional “2014 Trustwave Global Security Report”, 54% dos ativos que foram alvo de violações de dados, investigadas ano passado, estavam relacionados a e-commerce. Para ajudar a identificar se um site de e-commerce está infectado com malware, a Trustwave integrou o sistema de Monitoramento de Conteúdo Web com sua tecnologia de detecção de malware. Ao mesmo tempo em que faz o rastreamento dos sites à procura de possíveis violações em curso, a solução da Trustwave também detecta se algum site foi comprometido por obra de terceiros.
Além disso, o sistema dispõe de controle automático para ver se o site tem uma página de saída segura e um certificado SSL adequado. Ele também realiza monitoramento freqüente do conteúdo do site para ajudar a garantir que o comércio em questão permanece em conformidade com as regras das marcas de cartão.
“Além das obrigações perante à lei, o monitoramento automático é fundamental para que as operadoras de cartões e os bancos possam acompanhar o cumprimento das normas de conformidade exigido para empresas do varejo que realizam transações por e-commerce. “, afirma Isabel Silva, Diretora de Negócio da Trustwave Brasil.
Categoria: Lançamentos