Faça com que seu consumidor fique por mais tempo no site, diz especialista
Embora o aumento do número de visitantes únicos seja muito importante, assim como o número total de visitas (algo que todos deveriam se preocupar), eles não são os únicos fatores pelos quais você deve medir o sucesso de um site, ou até mesmo de uma loja virtual, afirma Peter Prestipino, especialista na elaboração de conteúdo para a web.
Prestipino afirma que há pouco benefício em atrair um visitante para sua loja virtual se ele rapidamente clicar no botão de voltar. “Muitas vezes, os empresários e profissionais de marketing digital consomem muito tempo elaborando estratégias para atrair os clientes (que muitas vezes custam caro) para suas plataformas e se preocupam pouco em mantê-los por mais tempo em seus espaços on-line“. Então, como você pode aumentar o tempo dos visitantes no site? Pensando nisso, Prestipino recomenda o uso de três estratégias simples.
- Design mais inteligente e com mais conteúdo
Dentre todos os tipos de sites, o marketing de conteúdo é que vai determinar o tempo médio gasto pelos consumidores em um site ou página. Embora uma sugestão fosse simplesmente oferecer mais conteúdo, outra opção seria pegar o conteúdo que você já tem ou que irá desenvolver, e organizá-los em diversas seções. Esta é uma abordagem comum que tem sido utilizada em sites de notícias há vários anos, como o About.com. Por exemplo, um artigo de 1.000 palavras pode ser dividido em quatro seções de 250 palavras cada. Alguns sistemas de gestão de conteúdos tem essa funcionalidade incorporada, bastando explorar este recurso da melhor maneira para você. Outro benefício da divisão do conteúdo por seções é que ele dá aos profissionais a possibilidade de gerar mais anúncios de publicidade – um atrativo especial para aqueles que vendem com base no CPM.
- Criar ligações com páginas internas do site
Os editores podem criar links para páginas internas mais populares, comentadas, relacionadas, relevantes, entre outras. Existem, é claro, muitos lugares para se fazer isso, inclusive no final da descrição do produto, ou até mesmo dentro do próprio conteúdo. Além de fazer com que o consumidor fique por mais tempo em seu site, esta estratégia gera alguns benefícios de SEO (search engine optimization), uma vez que o número de links apontados para páginas internas, aliado a sua relevância, é um fator importante para definir a classificação daquela página nos resultados orgânicos das ferramentas de busca.
- Introduzir Formatos Suplementares: Multimídia e Aplicações
Muitos editores, para o seu próprio prejuízo, optam por elaborar descrições para os produtos com formatos mais familiares a eles – qualquer que ele seja. Os consumidores, entretanto, muitas vezes têm demandas muito diferentes quando se trata de suas preferências de consumo – oferecendo apenas uma formatação estará estimulando apenas um tipo de cliente. Introduza formatos suplementares, como arquivos multimídia, e você ficará surpreso com o efeito positivo em relação ao tempo de permanência do consumidor na página.
Quando se trata do tempo de permanência dos consumidores, Prestipino diz o seguinte: “Os visitantes de sua loja virtual estão dispostos a se envolver com ela, e ali permanecer o tempo que for preciso, mas é necessário que os empresários ofereçam descrições complementares para satisfazer as necessidades e desejos de clientes distintos”.
Prestipino rechaça que fazer com que os consumidores permanecem por mais tempo no site ou página não é tarefa fácil. Mas mantendo estas três estratégias simples os resultados logo aparecerão, fazendo com que muitos lojistas virtuais aumentem suas receitas.
Categoria: Pesquisas