Grandes varejistas nacionais movimentam o e-commerce no Black Friday 2012
Os gigantes do e-varejo brasileiro deram o que falar no Black Friday 2012. De acordo com um estudo da comScore, divulgado nesta quinta-feira (06), os gastos online aumentaram 368% na sazonalidade, em comparação com um dia normal. Nos Estados Unidos, por exemplo, o amento foi de apenas 63%.“Apesar do fenômeno de compras Black Friday ter se originado nos Estados Unidos, a tradição não somente entrou no Brasil, como também de muitas maneiras se tornou muito importante nesse mercado – particularmente para o e-commerce”, afirma Alex Banks, Diretor da comScore.
Banks acrescenta ainda que o número positivo é reflexo dos bem-sucedidos esforços dos varejistas. “Com um gasto online quase cinco vezes mais alto que em um dia normal, se torna claro que a intensa atividade promocional ao redor do Black Friday foi bem-sucedida em fazer que os consumidores comprem e gastem na internet. Isso é, claro, um avanço muito positivo para os ecommerces brasileiros.”
Além do aumento na receita geral, a pesquisa também aponta para um crescimento de 185% no número de consumidores participantes, e de 64% no gasto médio por comprador. O volume de transações cresceu ainda mais, 202%, seguido pelo valor médio do pedido (55%) e transações por consumidor (6%).
Entre os sites com maior representatividade na data sazonal, excluindo o Mercado Livre por ser marketplace, a Americanas.com liderou as vendas, concentrando quase um de cada cinco dólares gastos no Black Friday. Curiosamente, o Walmart teve a maior porcentagem de aumento nas vendas neste dia, seguido pelo Ponto Frio, Casabahia, Magazine Luiza e Netshoes.
Categoria: Pesquisas
Parece que foi uma boa experiência a black friday. Ainda que seja uma invenção americana, a potencialidade das grandes lojas do varejo na ambiente virtual.
Pode ser que ao longo do tempo, com o crescimento desta ferramenta para o ecommerce que mais ocasiões como esta sejam criadas.