Grandes varejistas movimentam as mídias sociais nos Estados Unidos

| 15/05/2012 - 14:00 PM | Comentários (0)

Em uma pesquisa divulgada em maio de 2012, pela Campalyst, verificou-se que quase a totalidade dos 250 principais varejistas da internet já adotou o Facebook e o Twitter como canais de marketing, enquanto que o Pinterest, nesse aspecto, apresenta um percentual de usuários similar ao do Google+. A pesquisa foi baseada na análise da lista dos 500 maiores varejistas da Internet Retailer e na coleta dos próprios dados entre 14 de abril e 02 de maio, concluindo que, entre as 250 marcas pesquisadas, 97% possuem, ao menos, uma página registrada ou perfil no Facebook, com o Twitter (96%) e o Youtube (90%) também se destacando.

Em consonância com outro relatório recente divulgado pela SimplyMeasured, o qual apresentou que 64% das 100 maiores marcas (no ranking da Interbrand) utilizam o Google+, o estudo da Campalyst averiguou que, entre os varejistas analisados, esse percentual chegou a 67%, seguido do Pinterest  – não muito atrás – com 61%. Ao se analisar o número médio de seguidores, no entanto, um site claramente se destacou.

Facebook supera outros sites de rede social em números de fãs

De fato, a análise realizada mostrou que apesar de a utilização dos sites se dar, entre os varejistas, em percentuais semelhantes, o número de seguidores alcançados é consideravelmente maior no Facebook (935.758), seguido do Twitter, mas muito distante (57.097). Ao observar a distribuição destes números, o estudo mostrou que as principais contas no Facebook possuem em média 10,3 milhões de fãs, enquanto no Twitter a média cai para 630.000 mil seguidores. Embora o número médio de usuários do Google+ seja de 16.077, ao se avaliar somente as 10 principais contas, esse número avança para 253.642. Então, tal diferença evidencia que são as maiores contas que estão conduzindo grande parte da movimentação nas redes sociais.

Outros dados importantes:

Entre os 250 varejistas que possuem contas no Facebook, os segmentos com maior número de fãs foram o mass merchant (comércio voltado para as massas), com 2,1 milhões, brinquedos/lazer (1,7 milhões) e vestuário/acessórios (1,5 milhões).

No Twitter, as áreas que apresentaram mais seguidores foram vestuário/acessórios (106 mil), brinquedos/lazer (83.559) e mass merchant (71.524).

Os principais varejistas possuem um número relativamente baixo de assinantes no Youtube (4.371), apesar de terem atraído mais de 100 milhões de visualizações em seus canais. Segundo a Campalyst, esse fato indica que a divulgação dos conteúdos dessas marcas geralmente ocorre fora do Youtube.

No Youtube, os temas mais acessados pelos assinantes foram informática/eletrônicos (11.600), brinquedos/lazer (7.877) e vestuário/acessórios (6.236).

Já no Google+, os principais setores no que diz respeito ao número médio de seguidores foram informática/eletrônicos (56.219), utilidades domésticas/mobiliário (33.944) e massmerchant (21.807).

No Pinterest, os números de seguidores foram bem baixos, os quais normalmente buscam por páginas de hardware/produtos para o lar (1.846), vestuário/acessórios (1.262) e utilidades domésticas/mobiliário (841).

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Categoria: Pesquisas

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