Procura por Chromecast cresce o dobro em relação à Apple TV no e-commerce
Com a popularização do acesso à internet por meio dos televisores, o Chromecast e o Apple TV são dispositivos que ganharam expressiva relevância. Essas tecnologias conectam as TVs à internet (ao computador, ao smartphone, ao tablet, etc), o que permite aos consumidores transformarem suas TVs comuns em Smarts, ou seja, é uma opção bem mais econômica do que substituir a televisão. Além disso, possibilitam assistir às séries no Netflix ou vídeos do Youtube em full HD. Destas duas opções disponíveis no mercado, o Chromecast é o mais popular, já que segundo levantamento do Zoom, site comparador de preços e produtos, apresentou crescimento de 174% nas buscas comparando abril a março de 2015, enquanto seu concorrente Apple TV teve um aumento de apenas 73% no mesmo período.
Essa alta na demanda pelo dispositivo HDMI do Google pode estar relacionada ao fato dele apresentar um preço menor que o concorrente. O Chromecast custa entre R$ 197,10 e R$ 219,00, variando de preço em 11%. Já a Apple TV Full HD HDMI Apple é mais cara e pode ser encontrada por R$ 305,10 até R$ 449,15, com variação de preço também muito maior: 47%. Outro aspecto que influencia bastante na superioridade do crescimento da procura pelo Chromecast é que 90% do mercado de usuários de smartphones, segundo a consultoria comScore, usa o sistema Android.
A Apple TV funciona melhor para os consumidores que dispõem de dispositivos periféricos da Apple.Mas, além do preço e do sistema operacional, quais são os pontos fracos e fortes de cada um deles? Na primeira edição do “Dando um Zoom”, novo programa do Zoom em seu canal do YouTube, que traz conteúdo sobre produtos de uma forma bem divertida e didática, o comparador de preços e produtos ajuda a esclarecer essa dúvida. Este é mais um elemento que tem como objetivo contribuir para prestar o melhor serviço de apoio à compra.
“Nossa ideia é consolidar esse canal no YouTube sempre com o intuito de oferecer quinzenalmente episódios sobre vários produtos, constituindo mais uma ferramenta para ajudar o cliente a escolher o produto certo de acordo com suas necessidades, mas num formato de entretenimento. O objetivo é selecionar temas e produtos interessantes para nossos clientes através de vários formatos, como a batalha entre produtos, listas e rankings de artigos, talk shows, etc.”, comenta Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Categoria: Pesquisas