Teste A/B é o método mais usado para otimizar conversão no e-commerce
Um estudo recente, promovido pela Econsultancy em parceria com a RedEye, trouxe um panorama com os principais testes utilizados por varejistas do e-commerce do mundo inteiro, especialmente quando aplicados com o intuito de melhorar as taxas de conversão.
Ainda que os testes A/B sejam os mais utilizados de um modo geral, com a preferência de 6 a cada 10 entrevistados, há uma grande variedade de testes que apresentam altos índices de aceitação, como: usabilidade (55%); análise da visita do consumidor (52%) e segmentação (51%). Dentre os menos usados, os testes de otimização de cópias (35%) e benchmarking de concorrência (26%) foram considerados úteis, mas não essenciais.
O estudo mostra ainda que os testes multivariáveis ainda são pouco utilizados: 22% afirmaram utilizá-los, em comparação com 52% para testes A/B. Mais da metade, 60%, dos entrevistados afirmaram ter dificuldades para implementar testes desse tipo com esse foco. Apesar dos problemas, 42% dos respondentes disseram que pretendem usar testes de multivariáveis no futuro, enquanto 46% irão conduzir testes de usabilidade, índices bem menores que a porção de quem pretende fazer uso de testes A/B no futuro (66%).
Dentre os canais mais testados, a pesquisa mostrou que os varejistas costumam testar websites (71%), e-mail (60%) e landing pages (59%). Com relação aos elementos, botões de call-to-action (74%) e layout de página (70%) foram os mais mencionados como alvos de testes. Apenas uma pequena parcela (7%) afirmou não realizar nenhum tipo de teste.
Concernente a testes para sites e aplicativos mobile, a preferência se inverte com testes de usabilidade sendo os mais usados que os testes A/B (que mantém a hegemonia em desktops).
Categoria: Pesquisas