Pioneira no e-commerce de roupas exclusivas, Camiseteria melhora política de fretes com apoio de tecnologia
A loja virtual Camiseteria surgiu com um conceito inovador para o mercado brasileiro: a possibilidade de personalizar as encomendas. Para entregar as peças de roupa e acessórios customizados, dedicou uma equipe de funcionários somente para implantar e atualizar as tabelas enviadas pelos Correios e por duas transportadoras conveniadas. Como esse processo é complexo e cruza inúmeras variáveis para compor as condições de entrega de cada mercadoria, o resultado foi uma operação deficitária – pois o valor calculado do frete, e informado ao comprador, sequer pagava os custos logísticos. Para resolver esse problema, a Camiseteria adotou a tecnologia desenvolvida pela empresa catarinense Axado denominada ‘gateway de fretes’. A política de frete que anteriormente ditava um custo mínimo do envio para o Brasil todo, agora, consegue se adequar à realidade de cada região.
Baseada em um modelo de negócio originário dos Estados Unidos, a Camiseteria nasceu em 2005 no e-commerce brasileiro com a promessa de customizar camisetas. Passados nove anos, a marca carioca comercializa uma infinidade de produtos, que vão desde cases para celular até agasalhos, para todo o país. O diferencial é a personalização: o consumidor pode enviar uma estampa que goste ou que tenha produzido e, de quebra, receber os direitos autorais pela arte. De acordo com Fabio Seixas, diretor-executivo da Camiseteria, as camisetas ainda representam 85% do faturamento das vendas online, que chegam a quatro mil unidades por mês.
Quando Seixas se deu conta de que a equipe de desenvolvimento da Camiseteria não estava dando conta de atualizar as tabelas de frete enviadas pelas transportadoras e, consequentemente, os preços estavam sendo informados erroneamente aos consumidores, resolveu investir em tecnologia. “As transportadoras enviavam novos preços e só depois de três ou quatro meses a minha equipe conseguia atualizar em nossa plataforma própria. Agora, com o gateway de fretes, eu faço isso a partir de poucos cliques e não subsidio mais os custos com a entrega”, conta.
Campanhas de frete – O sistema adotado pela Camiseteria melhora a gestão do frete por meio da implantação e atualização automática das tabelas de frete. A solução ainda permite a criação de campanhas de frete – grátis, inclusive – baseadas por região ou tipo de produto, além de fornecer relatórios que norteiam as estratégias de uma loja virtual que deseja vender mais. “O gateway de fretes influencia diretamente o controle que o gestor tem sobre os fretes dos produtos vendidos, principalmente na precisão das condições – valor, prazo e transportadora responsável. Quanto mais aprimorada for essa parte, maiores serão as vendas”, acredita Guilherme Reitz, CEO do Axado, que desenvolve a solução.
A melhora na gestão logística da Camiseteria impactou na mudança da política de fretes do portal. “Costumávamos atribuir um preço médio para todo o país, o que nos dava um prejuízo nas entregas mais complexas, como na região Norte. O gateway de fretes nos obrigou a dividir o país em quatro regiões com valores de entrega distintas entre si”, explica Seixas. Diretamente relacionadas, as campanhas de frete também foram beneficiadas – antes, era necessário programar toda a plataforma e, agora, o processo também é automatizado a partir de comandos simples no gateway de fretes.
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