A Nota Fiscal Eletrônica no ambiente do E-Commerce

nota-fiscal-eletronica

Atualmente ainda diversas pequenas empresas e lojistas virtuais, desconhecem da obrigatoriedade do projeto de nota fiscal eletrônica (NF-e), e não sabem dos riscos e autuações a que estão sujeitas.

O projeto de NF-e, está previsto dentro do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), medida que desde 2006 vem tornando obrigatório diversas empresas a ingressar no projeto, e atualmente quase que a totalidade dos contribuintes e vendedores de produtos já devem se adequar a este novo modelo de emissão de notas.

Muito bem, deixando um pouco a formalidade de lado, isso realmente parece um grande passo para a evolução e facilidade nos processos das emissões das notas certo!?

SIM e NÃO! Para as grandes empresas, possuidoras de potentes e modulares ERPs, onde a emissão da NF-e é apenas um processo a mais, certamente podemos ver uma grande melhoria de processos, reduções de folhas, arquivos, vias, e nem o motoboy mais precisa ser chamado para enviar aquele monte de papelada para o contador, é realmente uma maravilha!

Mas e quando falamos do pequeno empresário, lojista virtual ou mesmo do Zé, aquele senhor batalhador que possui a sua lojinha numa pequena galeria da 25 de março, como fica a situação desse povo?

Infelizmente, não existem muitas saídas para pequenos empresários e a regra é clara, possui inscrição estadual e está obrigado a ingressar no projeto? TEM que emitir!

Performa.AI

É muito importante colocar neste momento, como funciona a nova sistemática de controle da secretaria da fazenda, que com esses novos processos foi até algumas vezes ironizada de Big Brother Fiscal por diversos meios de comunicação.

Vamos então, exemplificar uma situação e suas problemáticas a seguir:

Situação: Você compra uma mercadoria do seu fornecedor, ele emite uma NF-e para a sua empresa colocando o seu CNPJ e empresa como destinatário.

Problema: A sua empresa não emite notas fiscais eletrônica, ou EMITE e por um “erro” de sistema acaba infelizmente contabilizando ½ nota, ou quando o “erro” é mais grave ainda, acaba emitindo somente notas de brindes olha só que coisa!

Problemão: Pensem sempre na teoria, para toda entrada deve haver uma saída. Toda empresa, mesmo não ingressando no projeto de NF-e, tem as suas devidas entradas contabilizadas pelo governo, e isso certamente levantam red flags para os fiscais. Logo, ter um cuidado com a sua contabilidade nunca foi mais importante do que hoje em dia.

Para saber se a sua empresa já está obrigada ou não a ingressar no projeto, acesse o site do Sintegra [link: http://www.sintegra.gov.br/], escolha o seu estado e consulte com o seu CNPJ, este é um dos meios mais utilizados para a consulta de obrigatoriedade. Alguns poucos estados ainda não possuem esta informação no Sintegra, neste caso, consulte o seu contador e ele irá lhe posicionar melhor sobre a sua obrigatoriedade.

Nas próximas matérias, irei tratar um pouco mais a fundo sobre os processos da NF-e, legislações em vigor, problemas enfrentados pelos contribuintes, dentro outros assuntos do tema, aguardem…

Avatar
Rodrigo Serzedello é atual diretor comercial da NFe4WEB, empresa que desde 2006 atua focada em serviços e sistemas de Notas Fiscais Eletrônicas para ecommerce. Graduado em sistemas de Informação e pós-graduado em administração de empresas pela universidade Mackenzie, já atuou em empresas e organizações como IOB soluções, ESPM, projeto eCommerce Brasil, Dotstore, dentre outras, lecionando e palestrando sobre o fluxo da nota fiscal eletrônica no processo organizacional.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber como fica a situação do MEI, pois nesta modalidade estamos desbrigados a emitir notas para pesoa física.
    Como vamos entregar nossos produtos sem nota ? se puderem me ajudar quanto a essa dúvida ficarei agradecida.

  2. Olá Alexsandra!
    Realmente, empresas com o perfil do MEI estão desobrigados a esta emissão, quando se trata de pessoa física, porém, ao vender para pessoa jurídica você sim está obrigada a emitir NFe. Mesmo não estando obrigada, você ainda pode emitir NFe, é só solicitar o seu credenciamento no site estadual da NFe, onde sua empresa está cadastrada. Acesse http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/ e encontre o portal do seu estado para se credenciar, ok!? Existe também uma nota avulsa, que caso queira, você pode solicitar a emissão.
    abs
    Rodrigo Serzedello

  3. Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
    Faço parte da área administrativa de uma empresa que possui e-commerce. Estamos estruturando ela ainda. Nosso CNPJ é obrigado a emitir NF eletrônica.
    Meu contador diz que posso emitir nota D1, para o consumidor final, por ser varejo. E outro contador conhecido diz que deve ser nota fiscal eletrônica. Quem está correto?

  4. Olá, tenho uma empresa LTDA EPP com loja física, porém vou começar a vender meus produtos em loja online também. Minha dúvida é que na loja nós emitimos através do bloco de notas manual (modelo 002 D, do qual destacamos a via da contabilidade), para as vendas online posso também emitir esta nota??

    Outra dúvida é o pagamento da loja online seria através de PagSeguro, emito a nota no dia da compra da cliente ou no dia que eu recebo o valor d venda em minha conta????

    Obrigada!

  5. Essa matéria retrata exatamente o cenário atual de nosso país, onde devido a tantos caminhos que devem ser seguidos na legislação, que mal conseguimos atender a requisitos mínimos.

    Trabalhamos atualmente no desenvolvimento de sistemas focados a essa necessidade. Então se sua empresa tem um ecommerce e precisa de uma solução para a retaguarda, temos a solução.

    Abraços,
    Marcos Both
    http://www.fez.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.