Dicas e Dados de Navegação atualizados. 1º trimestre de 2013
Você costuma fazer algum acompanhamento da evolução dos navegadores, versões e resoluções de telas dos acessos efetuados no seu site?
Ficar atento a esses dados é essencial para que você consiga proporcionar ao visitante do seu site a melhor experiência possível.
E o melhor de tudo é que fazer isso é extremamente simples. É possível fazer um acompanhamento no mundo e no Brasil sobre as mudanças e comparar com o perfil das pessoas que acessam o seu site para tomar as melhores decisões.
O site StatCounter, disponibiliza informações do mundo inteiro, com gráficos que são simples e rápidos de serem compreendidos. Informações como Navegadores mais utilizados, Versão dos navegadores, Navegadores de mobiles, Sistemas Operacionais, Mecanismos de busca, Resolução de tela, Redes Sociais, entre outras.
Com essas informações é possível comparar com os dados do seu site disponibilizados pelo Google Analytics.
Veja alguns dados importantes colhidos no período de janeiro a março de 2013 no Brasil:
1. Os Navegadores mais utilizados:
É evidente a liderança do Chrome (53%), seguido do Internet Explorer (24%) e Firefox (20%).
2. As versões dos navegadores mais utilizados:
Perceba que no gráfico anterior, apesar do IE estar em 2º lugar entre os navegadores mais utilizados, a instabilidade das versões é percebível com a variação entre o IE9 (13%) e IE8 (10%), a pouca adesão ao IE10 (0,36%) e o abandono do IE7 (0,58%).
3. As resoluções de tela mais utilizadas:
É muito comum desenvolver o layout do site baseado nos nossos próprios dados, ou seja, desenvolver e testar de acordo com a nossa resolução. Sendo que o correto é verificar qual são as resoluções mais utilizadas e focar.
No Google analytics é possível colher as mesmas informações, porém específicas do seu site. Basta acessar “Público-alvo” na coluna esquerda, em seguida escolher a opção “Tecnologia” e “Navegador e Sistema Operacionais”. A primeira informação serão os navegadores mais utilizados. As outras informações podem ser acessadas logo acima, na linha “Dimensão principal”
Com base dessas informações, vale a pena conferir o tempo médio de carregamento das páginas. Para isso, basta acessar “Conteúdo” na coluna esquerda, em seguida “Velocidade” e “Visão Geral”. Este indicador é de extrema importância, pois é possível tomar ações para trabalhar pontualmente onde realmente está deixando o seu site lento.
Com essas informações simples e rápidas, você pode melhorar constantemente a interação do seu site com o seu cliente e obter sucesso sempre.
Categoria: Cases