Com o Mobile Commerce a sociedade obriga a tecnologia a se adaptar a seu estilo
Os dispositivos eletrônicos fazem parte do dia a dia das pessoas de forma cada vez mais intensa. Basta olhar ao nosso redor e perceber que quase todo mundo carrega consigo um companheiro inseparável: o celular. Adolescentes, homens e mulheres de diversas faixas etárias e diferentes profissões têm em seus celulares um aliado para o entretenimento uma excelente ferramenta de trabalho. Todos passam boa parte do seu tempo explorando os inúmeros recursos oferecidos por uma infinidade de aplicativos. Chamadas, mensagens, redes sociais, home banking, gps, pesquisas e compras são apenas algumas das diversas funcionalidades dos smartphones integradas ao nosso cotidiano.
De acordo com a IDC, em 2013, foram vendidos 67,8 milhões de celulares no País: 35,6 milhões de smartphones e 32,2 milhões de aparelhos tradicionais. Com crescimento de 123% em relação a 2012, foi a primeira vez que o mercado de smartphones liderou as vendas de celulares no Brasil. Isso representa nada menos que 68 smartphones vendidos por minuto. Estes números colocam o Brasil como o quarto maior consumidor de smartphones, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia, respectivamente.
Um oceano de produtos na palma das mãos
A intimidade do brasileiro com os aparelhos celulares tem favorecido o crescimento do mobile commerce, ou comércio via dispositivos móveis. A mobilidade é uma das tendências mais fortes para 2015, pois entrega a praticidade e a comodidade que a sociedade da informação exige, através das transações online feitas pelo celular ou tablet, cujas vendas cresceram 142% em 2013 em relação ao ano anterior.
O mobile commerce está crescendo rapidamente. O relatório Webshoppers, publicado em setembro pelo E-bit, aponta que em 2011 era praticamente insignificante, mas de 2013 para cá o percentual de vendas online concluídas por dispositivos móveis quase dobrou: de 3,6% registrado em junho de 2013 para 7% em junho de 2014. Esse crescimento expressivo sinaliza uma consolidação para os próximos anos.
Atualmente, são poucas as lojas online preparadas para as peculiaridades da navegação em tablets e smartphones. Agora em 2014, isso começou a mudar, com os varejistas adaptando suas lojas à mobilidade. A tecnologia costuma impactar o estilo de vida da sociedade, mas desta vez a sociedade é que obriga a tecnologia a se adaptar a seu estilo…
Categoria: Cases