Os preparativos do Brasil para o mobile commerce durante a Copa do Mundo
Com o crescimento do m-commerce no Brasil e ano de Copa do Mundo é a hora dos varejistas colocarem o melhor time em campo e faturar muito ao final do evento. Por isso é importante que as lojas virtuais estejam presentes em diferentes plataformas. Com forte tendência de mercado, o m-commerce gerou cerca de R$ 2 bilhões no ano de 2013 representando cerca de 4,8% das vendas. Para o ano de 2014 com a influência da Copa estima-se um aumento de 20%, faturando cerca de R$ 34,6 bilhões até o final do ano. Somado a isso tem a estrutura de quarta geração ou 4G que já deve estar totalmente implementado até o início dos jogos e permitirá uma navegação muito mais rápida e sem falhas na internet. Por isso o varejista que pretende sair como campeão precisa ficar atento a todas as formas vender online.
Um estudo realizado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Datafolha, mostra que cerca de 43 milhões de brasileiros com idade superior a 12 anos utilizam a internet através de dispositivos móveis. Nesse ano, esse número deve ser ainda maior com a chegada de turistas estrangeiros conectados aos seus tablets, iPhones e Smartphones, todos dispostos a gastar no país.
O varejista que quer se destacar deve escolher uma plataforma flexível e atualizada com a versão mobile. Essa flexibilidade permite que todas as necessidades da sua loja sejam atendidas pela plataforma, aumentando o alcance de consumidores. Faça parte de um marketplace que possua a versão mobile e gere tráfego; é muito mais simples crescer com a ajuda de quem já tem experiência no mercado. Busque uma empresa que possa acompanhar o desenvolvimento da sua loja, que disponibilize cursos de e-commerce e consultores especializados que deem suporte total. Uma equipe capacitada será capaz de crescer junto com a empresa.
Para o comércio eletrônico o investimento no 4G atrai grandes perspectivas de crescimento. O Brasil foi a porta de entrada para o 4G na América Latina. Implantar a infreaestrutura para a comunicação de quarta geração faz parte dos preparativos para receber os turistas do mundo todo que virão ao Brasil para o mundial. Como o 4G não divide a rede entre dados e voz isso permite uma navegação pela internet com mais estabilidade nos mobiles. O Brasil utiliza o mesmo sistema dos EUA, parte da Europa, Ásia e Oceania, com esse padrão a velocidade de download pode ser de até 100Mb por segundo.
Essa vantagem deve servir como estímulo para os varejistas investirem em aplicativos e plataformas adequadas para atender à crescente demanda mobile que está por vir. Aproveite o 4G e os turistas ansiosos para consumir tudo que o país oferece e faça a sua loja virtual marcar muitos gols junto com a seleção verde e amarela.
Categoria: Cases