Transações via mobile somam 5,4% das compras no Brasil

| 18/07/2013 - 09:02 AM | Comentários (0)

pagamentos-online

© Ch_Alexandr – Fotolia.com

A Adyen, empresa especializada pagamentos on-line, anunciou o lançamento do Índice Global de Pagamentos Mobile da Adyen – baseados em dez meses de análise de pagamentos – e mostra que os pagamentos via dispositivos móveis em todo o mundo em sua plataforma cresceram de 8,2% em Junho de 2012 para mais de 13,8% em abril de 2013. O Índice também revela que a Europa lidera com 15,3% de todas as transações realizadas via mobile, seguida pela Ásia (12,4%) e América do Norte (11,2%). No Brasil, 5,4% dos pagamentos são mobile, sendo 2,3% feitos via smartphones e 3,1% via tablets.

iPad substitui iPhone como principal dispositivo móvel para compras

O Índice aponta ainda que os tablets (tanto iPad quando Android) tiveram crescimento de 5% nas transações via mobile nos últimos dez meses (de 48% para 53%).

Com exceção da América do Norte, onde 58% de todas as transações mobile são feitas via smartphones, o iPad continua a ser a plataforma dominante para esse tipo de pagamento em todo o mundo. O dispositivo soma 6,6% do total das transações em abril de 2013 (eram 3,6% em junho de 2012), o que representa um crescimento de 83% em dez meses. Usuários de iPhone contabilizam 4,4% do total de transações, 3,1% a mais que em junho de 2012 (crescimento de 42%). Transações originadas de celulares Android quase dobraram de 1,1% para 2%, enquanto o uso de tablets Android passou de 0,3% para 0,7% do total de transações.

Market share do mobile por setor

· Viagem: Atualmente, a penetração do mobile fica em 20%, com transações igualmente divididas entre celulares e tablets. A Adyen percebeu que o setor de viagens tem, atualmente, a maior porcentagem de penetração do mobile. O setor de viagens abraçou rapidamente os aplicativos mobile e serviços que permitem que compradores façam transações em trânsito.

· Varejo: Consumidores utilizam seus dispositivos móveis para 15% de todas as compras no varejo. Os tablets superam os smartphones (10% e 5%, respectivamente). A Adyen sugere que o setor de varejo tenha presenciado o maior impacto do chamado “compra no sofá”, em que consumidores fazem transações mobile quando estão em casa.

· Serviços de ingressos: O mobile conta quase 15% de todas as compras online, incluindo ingressos de shows, filmes, eventos esportivos e peças de teatro. Destes 15%, os smartphones concentram 9% das transações. A Adyen ressalta que essa é uma categoria que tem sido impulsionada pela compra de produtos e serviços que são entregues instantaneamente em dispositivos móveis.

· Bens digitais: O mobile também conta com 15% das compras de conteúdo digital, como livros, filmes, música, softwares e serviços. Smartphones continuam superando os tablets – 8% e 7%, respectivamente.

· Games: Com desktops promovendo uma experiência de games muito mais rica, jogos mobile somam apenas 9% das transações. Smartphones, no entanto, continuam sendo a plataforma preferida, representando 7% das transações de games mobile. A Adyen enfatiza que criações como apostas em esportes têm guiado o processo de games e impulsionando o volume de vendas.

“Ficamos positivamente surpresos com as descobertas de nosso primeiro Índice Global de Pagamentos Mobile da Adyen. Nossas análises do crescimento fenomenal dos pagamentos mobile podem ser divididas tanto geograficamente quanto em categorias de comerciantes: viagens, varejo, ingressos, conteúdo digital e games”, explica Roelant Prins, CCO da Adyen. “O relatório aponta um apetite dos consumidores pela transição para os dispositivos móveis, principalmente os tablets como o iPad. Comerciantes precisam saber que, atualmente, o mobile soma 14% de todas as transações que processamos em todo o mundo e nossas análises sugerem que essa ascensão vai continuar”.

O Índice Global de Pagamentos Mobile da Adyen é publicado trimestralmente e é baseado nos dados globais de pagamento da Adyen. Esse Índice foi criado para acompanhar a rápida evolução dos pagamentos via mobile e traz insights sobre tendências para este método de pagamento para diferentes regiões e setores de mercado.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.