Convertendo mais Através de Feedbacks de uma Loja Virtual

| 18/04/2012 - 08:54 AM | Comentários (1)

Todos sabem que um comércio eletrônico de sucesso é aquele que vai além das barreiras digitais e consegue uma simbiose do processo de compra com as expectativas e anseios dos clientes. Porém a grande maioria não pratica o básico do comercio tradicional, que é simplesmente, medir e verificar os graus de satisfação ou insatisfação desses clientes durante o processo.

Executar esses procedimentos de recolhimento de informações ativas (feedback) oferecem inúmeras vantagens, entre as principais, mostrar aos clientes que a empresa está realmente preocupada em ir além do que oferecer uma simples venda. Outra é proporcionar informações importantes que exemplificaram o que pode estar impedindo novas vendas baseadas em experiência reais. E por fim, estreitar os laços de relacionamento com os clientes, transformado-los em verdadeiros soldados da sua marca.

Abaixo relaciono algumas estratégias que devem e podem ser seguidas sem grandes custos para uma loja virtual de qualquer porte:

  • Enviar um formulário básico com questões de escala de pontos sobre os principais processos (experiência da compra, opções de entrega e pagamento, prazos de entregas, preços);
  • Apresentar uma caixa de sugestão visível em toda loja para que seja simples e rápido o processo de interação;
  • Oferecer descontos especiais para clientes que encontrarem problemas e se preocuparem em reportá-los;
  • Acompanhar as principais redes sociais sobre o que falam da sua loja virtual;

A cada barreira que for detectada e eliminada através dos feedbacks, será um degrau a menos na escada para conversão de uma venda digital. Os clientes devem sentir-se estimulados a enviar sugestões, porém mais importantes ainda é retorno sobre esses feedbacks, uma vez executado a coleta de dados devemos mostrar para as origens os resultados que serão obtidos e quais os próximos passos.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

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  1. Anderson disse:

    O Marcelo tem toda razão no quisto avaliação. Quanto mais comentários melhor, avaliações de atendimento são importantes. Por isso desenvolvemos um modulo especifico de avaliação do atendimento e produtos na Plataforma E-commerce Moovin. Cada vez que um cliente realiza uma avaliação do atendimento ele ganha uma bonificação, incentivando o mesmo a realizar o comentário. Transmitindo confiabilidade para outros futuros compradores.

    Como funciona:
    Após o STATUS do pedido alterado para entregue, o cliente receberá um e-mail convidando-o para efetuar uma avaliação da loja, descrevendo a qualidade e opinião sobre o atendimento e os procedimentos para efetivação da compra. Isto é muito importante no que diz respeito às constantes melhorias que a loja virtual pode receber de acordo com a opinião dos usuários, sempre visando a facilitação da compra pelos mesmos.

    Espero que meu comentários seja valido!

    Anderson Herzer
    Diretor – Moovin Plataforma E-commerce.

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