Convertendo mais Através de Feedbacks de uma Loja Virtual
Todos sabem que um comércio eletrônico de sucesso é aquele que vai além das barreiras digitais e consegue uma simbiose do processo de compra com as expectativas e anseios dos clientes. Porém a grande maioria não pratica o básico do comercio tradicional, que é simplesmente, medir e verificar os graus de satisfação ou insatisfação desses clientes durante o processo.
Executar esses procedimentos de recolhimento de informações ativas (feedback) oferecem inúmeras vantagens, entre as principais, mostrar aos clientes que a empresa está realmente preocupada em ir além do que oferecer uma simples venda. Outra é proporcionar informações importantes que exemplificaram o que pode estar impedindo novas vendas baseadas em experiência reais. E por fim, estreitar os laços de relacionamento com os clientes, transformado-los em verdadeiros soldados da sua marca.
Abaixo relaciono algumas estratégias que devem e podem ser seguidas sem grandes custos para uma loja virtual de qualquer porte:
- Enviar um formulário básico com questões de escala de pontos sobre os principais processos (experiência da compra, opções de entrega e pagamento, prazos de entregas, preços);
- Apresentar uma caixa de sugestão visível em toda loja para que seja simples e rápido o processo de interação;
- Oferecer descontos especiais para clientes que encontrarem problemas e se preocuparem em reportá-los;
- Acompanhar as principais redes sociais sobre o que falam da sua loja virtual;
A cada barreira que for detectada e eliminada através dos feedbacks, será um degrau a menos na escada para conversão de uma venda digital. Os clientes devem sentir-se estimulados a enviar sugestões, porém mais importantes ainda é retorno sobre esses feedbacks, uma vez executado a coleta de dados devemos mostrar para as origens os resultados que serão obtidos e quais os próximos passos.
Categoria: Cases
O Marcelo tem toda razão no quisto avaliação. Quanto mais comentários melhor, avaliações de atendimento são importantes. Por isso desenvolvemos um modulo especifico de avaliação do atendimento e produtos na Plataforma E-commerce Moovin. Cada vez que um cliente realiza uma avaliação do atendimento ele ganha uma bonificação, incentivando o mesmo a realizar o comentário. Transmitindo confiabilidade para outros futuros compradores.
Como funciona:
Após o STATUS do pedido alterado para entregue, o cliente receberá um e-mail convidando-o para efetuar uma avaliação da loja, descrevendo a qualidade e opinião sobre o atendimento e os procedimentos para efetivação da compra. Isto é muito importante no que diz respeito às constantes melhorias que a loja virtual pode receber de acordo com a opinião dos usuários, sempre visando a facilitação da compra pelos mesmos.
Espero que meu comentários seja valido!
Anderson Herzer
Diretor – Moovin Plataforma E-commerce.