“Vendedor” ou “Atendente” na Loja Virtual

| 11/05/2011 - 01:52 AM | Comentários (3)

O grande desafio da compra virtual é tentar durante o processo de venda conseguir criar uma atmosfera para que o cliente possa sentir o máximo possível das experiências que existem em uma compra no plano real. Com isso são criados vários diferencias para facilitar essa transposição de fatores sensoriais, por exemplo, vitrines personalizadas, provadores virtuais, exibição de conteúdo com o perfil e inúmeras outras formas que existem ou ainda existiram.

Porém existe um elemento neste processo todo que em uma loja física faz toda a diferença, o Vendedor. Estamos falando de um vendedor, motivado, que gosta do faz, tem prazer em ajudar e é por causa dele que os clientes voltam, compram mais, sentem-se motivados a continuar na loja, entre outras tantas atribuições e qualidades que acabam por fazer a felicidade do cliente. Mas também existe o Atendente, esse infelizmente é o avesso do vendedor, ele não é motivado, não gosta do que faz, atende os clientes da maneira mínima que o padrão de qualidade que a loja obriga e o que é pior afugenta os clientes, repele novas vendas.

No mundo do comercio eletrônico mesmo não existindo essas figuras físicas, ou seja, um humano que faça esse papel. Existem as ferramentas da loja e os diferencias que podemos oferecer aos nossos clientes a adaptação desse elemento. Vejamos alguns itens que podem criar um Vendedor para sua loja virtual:

Ajudante Virtual – Nada mais é que um sistema que norteie o cliente na escolha de um produto, por exemplo, digamos que o cliente deseja comprar um celular, porém não tem a mínima idéia de qual melhor aparelho atenderia suas necessidades. Poderíamos criar uma pequena ferramenta que através de perguntas diretas e ao final do processo oferece-se uma gama de aparelhos que melhor o atendem.

FAQ de Produto – Em cada produto oferecer uma lista de perguntas e respostas, que foram de outros clientes e tiveram suas respostas consideradas satisfatórias. Esse conteúdo irá auxiliar em muito os próximos consumidores, porque na maioria das vezes as dúvidas são coletivas.

Vídeo Promocional – Criamos um vídeo sobre a utilização do produto, manuseio do produto, destacando os principais benefícios e qualidades do produto, suas restrições em relação a utilização. Tudo isso feito por um vendedor que deverá de uma forma simples e direta fazer a venda, como se fosse uma propaganda estilo PoliShop.

Esses são só alguns itens que imaginei que podem auxiliar na decisão de compra e que melhor ainda podem fidelizar os clientes. Porque uma vez que esse cliente sinta que foi bem atendido, mais serão as chances dele converter sua compra na loja que lhe agradou. Afinal de contas, dar um bom atendimento deve ser o requisito básico de qualquer comerciante, porque quem faz o sucesso da loja é seu público consumidor.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Thiago Couto disse:

    Algumas pessoas consideram, também, o buscador de produtos da loja virtual como a figura que representa o vendedor (do mundo offline).

    Ele é o responsável por saber se a loja possui ou não um determinado produto e onde ele se encontra.

    Algumas ferramentas podem ajudar neste trabalho, como é o caso do e-Commerce Search (www.ecommercesearch.com.br).

  2. Alvaro Pereira disse:

    E muito importante o bom atedimento e mais ainda o pos venda,atendo todos os meus cliente como se estivessemos frente a frente, procuro tirar todas as suas duvidas. Outra coisa importante e o acompanhamento das remessas junto ao correio, através do rastreamento. Envio e-mail para todos, para saber qual o grau de satisfação com meus produtos. Com isso tenho tido bastante sucesso com minhas vendas.

  3. Sandro disse:

    Tudo que puder ser feito para facilitar a vida do consumidor / cliente, pode agregar valor a loja virtual.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.