O potencial do pagamento via SMS no Brasil
Ao longo da formação da sociedade, o homem adotou várias práticas para receber pelo seu trabalho. Há mais de 2000 anos, nossos ancestrais praticavam o escambo com o intuito de obter diferentes tipos de mercadorias. Com a necessidade de uma forma de pagamento mais prática, nasceu a moeda, que continua sendo utilizada até os dias de hoje.
Contudo, a constante busca por segurança nas transações e transporte de grandes quantias culminou na criação do dinheiro eletrônico, popularizado com o uso dos cartões de débito e crédito. Esse formato trouxe mais segurança, porém uma nova necessidade surgiu, é preciso mais mobilidade para utilização desse dinheiro. Poder fazer compras com segurança e em qualquer lugar através de um único aparelho, o celular, é a tendência.
Há muito tempo o celular deixou de ser objeto de luxo, passando a fazer parte do cotidiano da população brasileira. O aparelho também não é mais usado somente para fazer ligações e sim como um facilitador em diversas áreas, incluindo as transações financeiras, seja por meio de internet banking ou no varejo tradicional.
O pagamento através do celular é um recurso prático que pode ser utilizado por qualquer pessoa, com qualquer aparelho, por meio de mensagens de texto. A tecnologia SMS está presente tanto nos aparelhos mais simples, como nos de última geração, os smartphones, democratizando e facilitando a disseminação dessa tecnologia.
A Gartner, uma empresa líder mundial de pesquisa de tecnologia da informação, prevê que 2011 encerrará com mais de 141,1 milhões de usuários de pagamento móvel no mundo e o volume de pagamento via celular atingirá mais de 86,1 bilhões de dólares, 76% a mais do que o registrado em 2010. Um número bastante expressivo, que não pode ser ignorado.
Atualmente, já percebemos no Brasil algumas iniciativas de pagamentos através de celular que estão tendo sucesso. Uma delas é a adesão pelos taxistas. A utilização é bem simples. Quando a corrida é finalizada, o cliente envia um SMS com o número da empresa de táxi, do carro, da senha de quatro dígitos e o valor da corrida. Em seguida, recebe uma mensagem de autorização de pagamento.
Com a implantação de outras formas de pagamento móvel e a popularização entre os usuários, esse tipo de aplicação possui um grande potencial no Brasil. Uma pesquisa da Frost & Sullivan revela que o número final de transações de pagamentos móveis no Brasil atingiu um total de 3,9 milhões em 2010, com taxas de crescimento acima de 30%. Esse valor deve aumentar até o final de 2011, alcançando 5,1 milhões.
Categoria: Cases
ok, um texto genério abordando um tema interessante. cheguei ao final do texto com a seguinte pergunta: “e daí?”. além disso, poderia ter informado quem são os maiores provedores de soluções para pagamentos por SMS no Brasil. Falar do potencial abstrato é fácil, mas o interessante é mostrar quem está fazendo acontecer concretamente. Quem são os players do mercado e como fazer negócios com eles?
Há três semanas começamos um projeto piloto para pagamento através de torpedos de voz com uma empresa chamada Vexx (http://www.vexxmobile.com.br). Já estamos vendo resultados em menos de uma semana de operação, ou seja, já é uma realidade.
Parabéns pela matéria!