5 passos para construir SEO e bombar no Google
Não é segredo para ninguém que uma das principais formas de expor o seu negócio e conseguir novos clientes é através da criação de um site. Mas você já pensou no potencial que seu site pode ter caso ele consiga aparecer com destaque nas pesquisas que todas as pessoas realizam no Google e em outros buscadores?
Muitas pessoas e empresas de diferentes portes estão cada vez mais se rendendo às técnicas de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), que são um conjunto de boas práticas que podem ser adotadas nos sites para fazê-los aparecerem como os primeiros resultados para determinados termos buscados.
Dessas diversas técnicas, destacamos 5 que você já pode começar a pensar agora para o seu negócio:
1) Tenha um site otimizado para dispositivos móveis
Quantas vezes você acessou um site através do seu celular e ficou com raiva porque a página não funcionava corretamente? Provavelmente você deve ter ficado com um sentimento de frustração.
Justamente para evitar essa sensação, quando uma pesquisa é feita no Google por meio de um dispositivo móvel, páginas que funcionam corretamente nesses meios possuem preferência nos resultados de busca, além de serem exibidas com um destaque, indicando que a página é Mobile Friendly, ou seja, compatível com dispositivos móveis.
2) Escreva conteúdos para seres humanos
O objetivo dos buscadores é devolver os resultados mais úteis possíveis para as pessoas que realizam buscas. Justamente por esse motivo, quanto mais natural e bem escrito for o conteúdo da sua página, maior será a possibilidade dele ser bem rankeado.
Uma dica fundamental aqui é abusar do bom português e fazer um conteúdo que outras pessoas vão ter prazer em ler. Afinal, você prefere ler:
“Com essa camiseta, você vai poder sair vestindo uma camiseta chique nas melhores baladas chiques e fará com que todos sintam inveja da sua camiseta chique.”
Ou “Com essa camiseta, você poderá participar das melhores e mais chiques baladas possível, fazendo com que todos sintam inveja da sua camiseta.”
3) Pense nos títulos e descrições de cada página
Quando a sua página aparece nos resultados de busca, você só tem uma chance de convencer a pessoa que realizou a busca a tomar uma ação e clicar para entrar no seu site. Essa é a sua chance de apresentar uma boa descrição e um bom título, que convençam as pessoas a entrarem no seu site.
Você pode controlar essa descrição e esse título por meio do código fonte de cada uma de suas páginas. Para isso, basta usar as tags <title>Título para a página</title> para o título e <meta name=”description” content=”Descrição para a página”></meta> em cada uma delas e lembrar-se de escrever um texto bem persuasivo e convincente.
4) Evite duplicidade de conteúdo
Uma das coisas que os buscadores mais rejeitam são sites que possuem o mesmo conteúdo, seja dentro dele mesmo ou espalhados em outras páginas pela internet.
Caso você encontre algum conteúdo interessante e queira reaproveitá-lo, dê seu toque pessoal, seu estilo e utilize suas próprias palavras. Isso vai garantir que você não caia na “malha fina” das informações duplicadas e de quebra, ganhe pontos por criar um novo conteúdo relevante para a internet.
5) Saiba como o seu público alvo se expressa
Você criou seu e-commerce de camisetas de grupos musicais, montou todo o texto das suas páginas para fortalecer sua presença para os termos “camiseta Kiss”, “camiseta Metallica” e assim por diante, mas percebe que ainda está tendo poucas visitas vindas do Google. Será que as pessoas estão interessadas por esses termos?
Muitas vezes, uma simples conversa com seus potenciais clientes pode revelar, por exemplo, nesse caso, que eles procuram na internet por “camiseta de banda”, sem se preocupar com um grupo específico.
Todas essas 5 ações têm potencial para fazer suas páginas terem melhor posicionamento nas buscas dos usuários.
Categoria: Dicas
São etapas mesmo muito importantes,e SEO é foda de aprender mas quando se aprende tudo fica mais fácil, e dai sim,seu site trabalha realmente no automático.