Quer marcar um gol com os fanáticos por futebol? Entre em campo com a publicidade digital segmentada

| 02/07/2014 - 07:40 AM | Comentários (0)

bola

Que os brasileiros são apaixonados por futebol, isso não é novidade para ninguém. Os placares das últimas partidas estão em milhares de rodas de conversas nos mais diversos ambientes e sempre há aqueles que defendem seus times a unhas e dentes.

E em ano de Copa do Mundo no Brasil, todos estão atentos ao grande evento que, claro, é uma ótima oportunidade para as marcas se destacarem, atingir todos os mais de 3,5 milhões de declarados fanáticos por futebol no país, não? Sim e Não! Aqui se destacam as marcas que souberem bem quem querem impactar e conhecem bem o seu público-alvo.

Um estudo realizado pela Tail Target, empresa especializada em monitoramento de comportamento digital, por exemplo, indica que os fanáticos por futebol não possuem o mesmo apego pela seleção brasileira que têm pelo seu time do coração. Para eles, o que realmente importa é a reunião com a família e os amigos e o clima de confraternização desta época. São estes os principais conceitos que fazem aumentar o interesse deles pelo grande campeonato.

Portanto, na temporada dos jogos, em que os preços dos espaços publicitários devem aumentar consideravelmente, entender a fundo o seu target pode trazer uma boa vantagem às marcas. Saber o que transmitir, onde e como continua sendo o melhor caminho para ganhar atenção. E a segmentação ainda continua sendo o grande trunfo da publicidade digital. Por isso, conhecer a fundo o público-alvo é uma das principais tarefas dos profissionais de mídia.

Por isso, para conquistar a atenção dos fanáticos por futebol, mensagens e campanhas que traduzam os seus valores devem ser a melhor das apostas. Para eles, a base está na família, nos amigos, no companheirismo, na fé e no trabalho. Eles tendem a organizar os seus dias e têm suas atividades voltadas para o atingir este conceitos-chave.

Mas onde eles estão? Fisicamente nos mais variados pontos, dependendo do perfil, mas levando em conta o ambiente digital, continuam se informando, principalmente sobre estes temas, em portais e blogs e se aprofundando nos conteúdos que consideram mais relevantes.

Com os gadgets, usados muitas vezes para se comunicar com familiares e amigos (seja para conversas cotidianas ou mesmo para tirar uma onda por conta da derrota do time adversário), o fanático por futebol marca sua presença no ambiente digital do momento em que acorda até horário que vai dormir. Portanto, investir em canais online e redes sociais pode ser um golaço para conquistar a atenção deste público. Mas é preciso conhecê-lo e traçar as estratégias das campanhas com base nos seus valores principais.

Agora que você já tem uma análise prévia dessa torcida, a melhor estratégia é colocar o seu time para bolar uma boa campanha para o campo digital.

Bom jogo às marcas!

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Categoria: Cases

Sobre Guilherme Mamede: Guilherme Mamede é CEO da Melt (www.meltdsp.com), primeira empresa DSP (Demand-Side Platform) com tecnologia Real-time Bidding na America Latina, com objetivo de ajudar anunciantes a obterem mais performance em suas campanhas de mídia online. Ver mais artigos deste autor.

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