Conceito de cauda longa para e-commerce
Uma das concepções mais amplas já existentes em termos de e-commerce é o conceito da cauda longa, recurso bastante usado no processo de divulgação de uma loja virtual. Este vem sendo adotado como uma das práticas mais recomendadas em termos de SEO (Search Engine Optimization) para comércio eletrônico.
A aplicação da cauda longa ou long tail para o seu e-commerce, permite ao consumidor encontrar um produto da sua loja com maior precisão, através da pesquisa de uma palavra-chave extensa de três ou mais termos. A utilização deste recurso em e-commerce é baseada na filosofia do inbound marketing, um dos pilares do marketing digital, que consiste na divulgação do seu produto ou serviço por meio de conteúdos diversos e não apenas ou tão somente por meio de ações de marketing direto.
Por que devo me preocupar com a concepção de cauda longa para e-commerce?
É importante que o empresário se preocupe em saber mais a respeito deste conceito, para que seu negócio possa se destacar em relação à concorrência. Se sua empresa saiu recentemente de um processo de redução de custos para e-commerce, é interessante que você se atenha à questão da cauda longa e aplique este artifício ao máximo. Outro ponto sobre long tail está na questão do desenvolvimento de uma estratégia mais ampla possível para marketing digital, que poderá trazer inúmeros benefícios para você e sua empresa.
Uma das vantagens de uso da cauda longa é que este mecanismo permite aos sistemas de busca, como o Google, a encontrarem de forma mais precisa e eficiente o que sua empresa oferece, gerando assim mais possibilidades de conversão e fechamento de negócios por meio do conteúdo.
O que deve ser entendido por cauda longa para e-commerce?
Quando se tenta vender determinado produto ou serviço por meio da filosofia do inbound marketing, saber aplicar de maneira correta o conceito em seus textos de descrição, é algo que faz praticamente toda a diferença entre o sucesso ou não de sua estratégia de marketing.
O uso da cauda longa em campanhas de divulgação de e-commerce, em especial às que são realizadas por meio da internet, é algo que precisa ser feito como uma ação de longo prazo. Não se esqueça que seus concorrentes também podem estar utilizando a mesma estratégia, então leva tempo até que você consiga um bom desempenho em termos de campanha de marketing digital e, posteriormente, colher os resultados.
Portanto, é importante entender que uma cauda longa para e-commerce deve ser algo:
1-Prioritário
Utilizar forma correta desta estratégia pode lhe dar um grande retorno financeiro e até mesmo servir como elemento para alavancagem de sua loja virtual, trazendo assim uma série de benefícios para o seu negócio.
2-Um trabalho de longo prazo
Quando se trabalha com a ideia de cauda longa para e-commerce, você deve esperar um retorno entre longo à médio prazo, nunca imediato. Este tipo de estratégia leva mais tempo, mas costuma a trazer melhores resultados do que campanhas mais rápidas no AdWords, por exemplo.
3-Algo que deve ser medido
Meça sempre o retorno que o uso de cauda longa para e-commerce está proporcionando para o seu negócio. Sempre procure resolver de forma mais rápida e breve possível problemas de queda nos resultados de sua campanha. Assim, você evita perdas em sua campanha e danos à imagem de sua empresa.
Como coloco em prática este conceito de cauda longa para e-commerce?
Existem muitos métodos para que se possa colocar este conceito em prática. Uma das formas que sugerimos é que você busque elaborar um fluxo de operações especifico para disparo e controle destes textos que estão com a cauda longa. Dessa forma, você pode ir mensurando de forma mais específica por resultados com o recurso.
Uma dica é que a cauda longa vai geralmente no final do título, sendo a última palavra-chave que deve ser utilizada. Logo, tome muito cuidado ao fazer este tipo de trabalho e pesquise sempre ferramentas eficazes.
Também podemos dizer que o uso da cauda longa em uma loja de e-commerce é de vital importância para que você possa desenvolver de forma eficiente um trabalho de médio e longo prazo. O uso de forma correta deste dispositivo textual pode trazer muitos benefícios para você e para o seu negócio.
Por fim, podemos dizer que ao definirmos a cauda longa para e-commerce, estamos explicando algo que é ao mesmo tempo prático e teórico, baseado em uma metodologia que vem sendo bastante aplicada. Sua eficácia se comprova através do sucesso de diversos negócios e empreendimentos espalhados pelo mundo todo. Portanto, dar atenção para esta concepção é importante, bem como entendê-la.
Categoria: Dicas
Excelente artigo, Márcio. As empresas e seus responsáveis (proprietários, sócios, profissionais de marketing), ainda atuam com o pensamento do marketing tradicional, esperando que as coisas simplesmente aconteçam. No MKT Digital, com o uso da estratégia Inbound Marketing, é bem diferente, não é mesmo. Você precisa colocar em prática, testar, reformular, acompanhar, avaliar e recomeçar tudo de novo.
Parabéns pelo artigo.
Rudi Cypriano
http://www.olamulticom.com.br