Email transacional: saiba o que é e como tirar proveito dele!

Email transacional é um tipo de mensagem que acontece no seguimento de uma determinada ação. Exemplos disto são emails de registro de conta, recibos de compra, notas fiscais, alertas de serviço, mensagens de agradecimento de compra, etc.. A sua newsletter? Isso é marketing, tal como são os autoresponders. Já anteriormente lhe falamos da automação do seu email marketing . Basicamente, se o seu o negócio revolve em torno de captação de novas contas ou transações comerciais, então o email transacional lhe interessa.

Podemos dizer que o email transacional é, de alguma forma, uma mensagem de relacionamento, de bonding, que se pode assemelhar a uma relação não-comercial, apesar de ser acionada por uma ação comercial (uma subscrição efetuada, um serviço que foi contratado, um bilhete comprado). O que distingue o email transacional do email de marketing comum é a a sua natureza de não-SPAM. É uma mensagem personalizada, individualizada, efetuada no seguimento de uma relação já existente entre o cliente e a empresa, ou marca.

Como tirar proveito do email transacional

Se tem uma loja de e-commerce, ou a sua página requer a ativação de uma conta via-email, é vital que estas mensagens não falhem a colocação na caixa de entrada do cliente. Você não vai querer que um cliente falhe, por exemplo, o email de ativação de conta, ou a confirmação de uma compra, ou um recibo. Tendo em conta a complexidade dos mecanismos que permitem executar esta tarefa, bem como a gravidade em caso de falha dos sistemas, o ideal é a procura de um sistema que seja o mais fiável e seguro possível.

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Quais as diferenças entre email transacional e email marketing, afinal de contas?

Explicamos anteriormente, em detalhe, as diferenças entre email transacional e email marketing, de que forma fazem parte de uma mesma estratégia e em que é que se complementam.

Como é que posso assegurar que este tipo de email chega à caixa de entrada do meu cliente?

Esse trabalho é nosso, pode ficar descansado. Saiba mais sobre como garantir que a sua estratégia não vai por água abaixo por causa de uma questão técnica.

David Miranda
Especialista em Email Marketing e Marketing Automation, é atualmente Gerente de Conta na plataforma de Marketing Multicanal E-Goi para o mercado Brasileiro e ainda responsável por todo o departamento de Parcerias no E-Goi.
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1 COMENTÁRIO

  1. Um grande erro é considerar os e-mails transacionais como apenas uma forma de informação sobre as ações, compras e remessa, da loja.

    Sabendo aproveitar as oportunidades, eles são úteis não só para a fidelização dos clientes, mas também para o start de uma nova compra.

    Muito bom o artigo da Sandra.

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