5 destinos (fora do comum) para curtir as férias de julho
O Guichê Virtual, plataforma de venda de passagens de ônibus online, calcula que o movimento nas vendas cresça até 35% por conta das férias de julho. Para ajudar o viajante a escolher seu destino, a empresa preparou uma lista com 5 cidades que nem sempre são tão divulgadas na mídia, mas que oferecem atrações imperdíveis para os turistas.
1) Petrolina (PE)
Terra do cantor Geraldo Azevedo, Petrolina fica a 700 quilômetros da capital pernambucana, é banhada pelo Rio São Francisco e produz o melhor vinho do Nordeste. É um passeio imperdível para quem quiser conhecer a história da região – no Museu do Sertão, experimentar a famosa carne de bode – no Bodódromo e fugir do frio – lá é verão o ano inteiro.
2) São Domingos (GO)
A 600 quilômetros de Goiânia, São Domingos é uma aconchegante cidade com pouco mais de 11 mil habitantes. O grande atrativo do município é o Parque Estadual de Terra Ronca, de grande importância para o turismo e para a pesquisa científica. Com a extensão de 57 mil hectares (cada hectare equivale ao tamanho de um campo de futebol), o parque tem centenas de cachoeiras e mais de 300 grutas. Pesquisadores calculam que a idade dessas formações rochosas ultrapasse os 600 milhões de anos.
3) Soure (PA)
Este é um vilarejo paradisíaco da Ilha de Marajó, o maior arquipélago fluviomarinho (banhado por águas de rio e do mar) do mundo. Entre os muitos passeios na cidade, chama atenção o da Fazenda São Jerônimo por dentre os mangues, mata nativa e desembocando na belíssima Praia do Goiabal. Essa propriedade ficou famosa por ter sido o cenário do Programa No Limite, da TV Globo. Na gastronomia, o destaque fica para o Filé Marajoara (carne de búfalo com mussarela de búfala derretida).
4) Guarabira (PB)
Essa cidade paraibana deve ser a escolhida pelos viajantes que buscarem um lugar para descansar, exercitar a fé e enriquecer sua espiritualidade. O turismo religioso é o forte de Guarabira, que tem como pontos mais visitados o Museu das Artes Sacras e o Memorial Frei Damião. O Santuário abriga uma estátua do frade Capuchinho, de 34 metros de altura (a 3ª maior do Brasil), e um museu em sua homenagem, com objetos pessoais, fotografias e artigos religiosos. Guarabira foi uma das cidades em que Frei Damião percorreu nas chamadas ‘santas missões’ cruzadas missionárias feitas pelo religioso nas cidades nordestinas e nas quais há relatos de curas e milagres atribuídos a ele.
5) Governador Valadares (MG)
Essa cidade de 300 mil habitantes é a representante mineira entre os destinos mais legais para serem visitados nessas férias de julho. Governador Valadares fica a 300 quilômetros de Belo Horizonte e tem em seu território o Pico da Ibituruna, que tem mais de 1.100 metros de altitude e é considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar voo livre de asa delta. Além do pico, a Ilha dos Araújos – às margens do Rio Doce – e o gigantesco mercado municipal são visitas obrigatórias.
Categoria: Dicas