Requisitos Simples para Formulários Formidáveis

| 22/03/2012 - 09:46 AM | Comentários (1)

Os formulários de um website ou loja virtual são na sua grande maioria os processos de transações e conversões. Mesmo os processos de fechamento de pedido (checkout) são considerados um formulário. Logo, é importante que esses formulários consigam atender requisitos básicos, sendo eles:

  • Reduzir o Medo
  • Construir Confiança e Credibilidade
  • Reforçar os Benefícios

Como reduzir o medo durante o preenchimento?

  • Não obrigar o preenchimento de todas as informações
  • Solicitar somente informações pertinentes a transação
  • Formulários extensos costumam intimidar
  • Utilizar mensagem de validação de forma elegante

Como construir confiança e credibilidade durante o preenchimento?

  • Estabelecer o tipo de negócio que está sendo tratado
  • Exiba mensagens de garantia e segurança sobre os dados coletados
  • Crie um item explicativo sobre a campanha de marketing

Como reforçar os benefícios do preenchimento do formulário?

  • Apresentar todas as informações pertinentes para confirmação do formulário
  • Se existir alguma condição especial, faça-a ser notada e clara
  • Fornecer outros canais para preenchimento (ex. via telefone)

Existem vários estudos que podem ser aplicados durante o processo de concepção e validação de um formulário, entre eles o teste A/B, porém o mais importante é verificar a taxa de abandono do formulário. Através do monitoramento dessa taxa é possível verificar quais modificações estão surtindo efeitos. O melhor lugar para coletar essas informações são os próprios clientes que fizeram esse abandono.

Tags: , , , ,

Categoria: Artigos, Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Sandro disse:

    Perfeito. Quanto mais claro e objetivo, melhor.

    http://designbrasil.art.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.