4 Dicas para o varejo online se proteger dos Hackers
A confiança do consumidor está relacionada diretamente com a credibilidade da sua loja. O cliente precisa se sentir confortável para efetuar qualquer tipo de compra, seja ela no ambiente físico ou online, mas é claro que no universo virtual a exigência do e-consumidor é muito maior, afinal com o aumento dos hackers cresce também o risco de roubo de dados. Por isso, quanto mais o ambiente for seguro, maior será seu retorno financeiro, além de cumprir os pré-requisitos para uma loja virtual que condiz com as normas exigidas para um bom funcionamento.
Existem diversos meios de se prevenir e tornar o seu site mais seguro e confiável. Para contribuir com isso, Fernanda Quintero, da Site Blindado, uma das maiores empresas de segurança virtual da América Latina, selecionou 4 dicas importantes para que o seu varejo esteja protegido dos ataques virtuais. Afinal, o que não falta são hackers!
1 – Atualize seus servidores
As principais causas das vulnerabilidades de IP é a falta de atualização do servidor e patches de segurança. Essas atualizações corrigem os erros que geram vulnerabilidades, por isso a importância desse procedimento.
2 – Tenha um Selo de Segurança
É importante ter um bom certificado digital (SSL), pois ele será responsável por criptografar e proteger todas as informações fornecidas no website (ele embaralha as informações). Não permite que uma pessoa mal intencionada mesmo que tenha acesso aos dados, consiga lê-los. É obrigatório em todos os sites que tiverem captura de dados (formulários de contato, login e senha) ou que realizam transações online. É segurança tanto para o dono do varejo online quanto para o cliente.
3 – Faça testes manuais
Esses têm a função de detectar as falhas de segurança do seu site simulando um ataque virtual, ou seja, o especialista realiza testes simulando uma invasão para procurar falhas e vulnerabilidades. Após o teste, ele analisa as falhas e sugere correções. Essa modalidade de teste é mais profunda e por simular um hacker consegue verificar alguns pontos que normalmente são muito visados.
4 – Tenha gestão de vulnerabilidades
Além do SSL, existem outros serviços de segurança no mercado como é o caso da Bliindagem de Sites, através de diversos scans, consegue fazer o monitoramento e apontar quais são as brechas de segurança e vulnerabilidades do site – através dessas brechas pessoas mal-intecionadas podem fazer alterações em textos ou até mesmo banners da página. A empresa fornece um relatório com as vulnerabilidades e melhores maneiras de corrigi-las, depois de corrigido, o site pode passar a exibir o selo de segurança, proporcionando maior segurança para o consumidor final.
Princípios de segurança são fundamentais para se manter um comércio eletrônico, é necessário, portanto entender os problemas para que possa pensar e entender as soluções. Essas são algumas dicas básicas para se falar e entender sobre o assunto.
Categoria: Pesquisas