Como melhorar o Edge Rank do Facebook

O Edge Rank é um algoritmo que determina a qualidade de um post no Facebook. É um critério para avaliação de tudo que é postado na rede. É baseado nele por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no mural e Neswfeed dos fãs e amigos. Através do EdgeRank, cada post que é publicado recebe uma pontuação de qualidade. Se a pontuação é baixa, muitas pessoas não irão vê-lo. Inversamente, se a pontuação é alta, maior é a distribuição do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele. o Edge Rank funciona como um termômetro dos posts no Facebook.

Quando você posta uma atualização de status no seu Mural no Facebook não quer dizer que automaticamente ela será distribuída para cada um de seus fãs, no caso das Fan Pages ou amigos no caso de perfis. É o Edge Rank  que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quem serão mostradas no Newsfeed. Por isso, o Edge Rank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade dentro do Facebook. Mal comparando, podemos dizer que o Edge Rank é a versão do Facebook para o já consagrado Page Rank do Google.

Como é calculado o Edge Rank

Na imagem abaixo temos a fórmula do EdgeRank. Embora possa parecer complicado inicialmente, a fórmula não é tão difícil de entender, pois não envolve tanta matemática assim. O cálculo do Edge Rank leva em consideração basicamente três fatores.

Edge Rank. O que é e como calcular o mais importante indicador do Facebook

O importante, é assimilar o conceito de cada variável para que você possa moldar seu conteúdo de forma a conseguir o maior Edge Rank possível e com isso amplificar a sua mensagem no Facebook.

Existem três variáveis chave para a determinação do Edge Rank:

Afinidade – Representa a quantidade de interações que cada post recebe. A quantidade de pessoas, fãs ou amigos, que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério. Perfis que costumam intragir com os post de sua página ou perfil, terão uma probabilidade maior de ver sua mensagem exibida no Mural deles. É um critério, de certa forma parecido com o critério de popularidade do Google, um velho conhecido de quem trabalha com SEO.

Peso do Conteúdo – O Facebook atribui um peso para cada tipo de conteúdo. Embora não esteja escrito em lugar nenhum, é consenso entre os especialistas que fotos e vídeos teriam um peso maior que textos e links. A função Perguntas seria a campeã, com um peso bem maior do que as citadas anteriormente. Com base nesse critério de cálculo para o Edge Rank, os conteúdos mais interativos, tem uma melhor chance de conseguir uma boa propagação e consequentemente uma maior relevância para o perfil ou página.

Tempo de Publicação – Velocidade é tudo em termos de comunicação, por isso, o Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de Edge Rank.

Com essas diretrizes, já podemos ter uma idéia do tipo de conteúdo que produzirá um Edge Rank maior e consequentemente trará um maior prestígio para sua página ou perfil. Não se trata de “postar para o Facebook” e não para os seus leitores, como já está sendo discutido em algumas rodas. Trata-se de gerar conteúdo que seja relevante para os seus amigos ou fãs. O Edge Rank simplesmente qualifica o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do facebook, e portanto, você deve ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, caso contrário, sua atuação não terá o impacto que se espera.

Como melhorar o seu Edge Rank

Agora que você já sabe como funciona o Edge Rank, vamos a algumas dicas para melhorar a sua pontuação e consequentemente o resultado das suas campanhas de marketing nas mídias sociais.

Conteúdo de Maior Peso – Como vimos acima, fotos, vídeos e perguntas parecem ter um peso maior em termos de Edge Rank. Dê preferência a esse tipo de conteúdo em seus posts, mas não se esqueça de variar o seu conteúdo para torná-lo mais atraente. Ter um bom Edge Rank é bom, mas ser interessante para os seus amigos ou fãs é mais ainda.

Conteúdo de Maior Engajamento – Quanto maior o engajamento, maior o Edge Rank, por isso esse é o melhor conteúdo para ser postado. Evite colocar conteúdo para “marcar presença”. Se você não tem conteúdo, busque em outro lugar, publicando assuntos afins de forma a enriquecer o seu time line.

Incentive a Interação – Da mesma forma que usamos o Call to Action em nossas peças publicitárias, essa é uma prática também válida em termos de posts no Facebook. É sabido que com um pedido de interação facilita bastante essa atitude. Em blogs usamos muito essa técnica, solicitando um comentário ao final do post. Adote essa estratégia também no Facebook.

Utilize Horários de Pico – É fácil descobrir pelo Google Analytics quais são os horários preferidos pelos seus fãs e amigos no Facebook. Tente concentrar sua atividade nesses horários para que suas chances de interação sejam maiores e consequentemente seu Edge Rank também.

O Edge Rank já é um indicador importante para qualquer participação no Facebook e a tendência é que fique cada vez mais relevante. É por isso que em nosso curso de Facebook damos muita importância ao seu cálculo e formas de gerar conteúdo cada vez mais relevante e provocativo em termos de score. Em sua próxima postagem no Facebook, lembre-se que o Edge Rank será essencial para uma boa propagação.

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