Para comerciantes, testes multivariáveis são difíceis de serem realizados

Em estudo global realizado pela Econsultancy, em parceria com a RedEye (clique aqui para ler), foi revelado que 6 em cada 10 empresas de comércio eletrônico consideram os testes multivariáveis muito importantes para aprimorar a sua taxa de conversão, enquanto 35% afirmam que eles são essenciais. O resultado representa um acréscimo de 13% em relação ao ano anterior. Ainda assim, apenas 17% dos comerciantes realizam testes multivariáveis, e somente 44% planejam realizá-los futuramente. Isto pode ser explicado, segundo informações da pesquisa, pela dificuldade dos entrevistados em implementarem este método de otimização. Na realidade, 6 em cada 10 varejistas disseram que era muito (11%) ou extremamente difícil (55%) realizar testes multivariáveis.

Se os testes multivariáveis são complexos de serem praticados, o teste A / B oferece uma boa alternativa, de acordo com o estudo. 54% das empresas, que fazem uso deste método, relatam que o teste A / B é muito importante para o aumento de suas taxas de conversão, enquanto 44% disseram que era extremamente importante. No geral, 46% dos entrevistados realizam o teste A/B, à frente dos já referidos 17% que implementam testes multivariáveis. Isto ocorre porque, ao contrário dos 66% que afirmam que os testes multivariáveis são difíceis de serem praticados, apenas metade afirma o mesmo para o teste A / B.

Os testes de usabilidade, também oferecem, uma grande oportunidade para os lojistas. Embora seja utilizado por apenas 30% das companhias, este método é considerado importante quase que unanimemente. Além disso, enquanto 55% atribuem algum grau de dificuldade no manuseio dos testes de usabilidade, apenas 3% consideram muito difícil.

O relatório aponta ainda que 2/3 das empresas melhoraram suas taxas de conversão, em comparação com o ano anterior. Ainda assim, apenas 1, em cada 5, estão satisfeitas com a sua performance, enquanto que uma proporção quase duas vezes maior está insatisfeita.

Entre os tipos de conversão, onde os comerciantes melhoraram seu desempenho, se destacam o número de páginas visualizadas (72%), registros em formulários (63%) e vendas (60%). Curiosamente, as empresas com melhor performance em vendas, são aquelas que aplicam uma quantidade maior de métodos de otimização. Os varejistas que reportaram um incremento considerável na taxa de conversão em vendas, utilizam em média 4,3 métodos de otimização. Neste sentido, os comerciantes que registraram um crescimento regular neste tipo de conversão, fazem uso de 3,7 métodos, enquanto que aqueles que implementaram 2,7 métodos, não registraram qualquer tipo de mudança. Entretanto, esta correlação não é totalmente assertiva. Por exemplo, as empresas que apresentaram queda na taxa de conversão, utilizam em média 3,2 métodos, sugerindo que a escolha da metodologia é mais importante do que a quantidade.

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