Plano de negócios para e-commerce

| 09/04/2012 - 09:06 AM | Comentários (2)

A criação de um plano de negócios para e-commerce é o primeiro e talvez o mais importante passo para a criação de um projeto de e-commerce de sucesso. O planejamento das etapas de implantação e análise das diversas variáveis que envolvem a criação de uma operação de e-commerce ajuda o empresário a ordenar a sequência de ações e dá uma visão perfeita do cenário em que se desenvolverão as atividades da empresa. Em nosso curso de criação de lojas virtuais damos uma atenção especial a essa etapa do processo, por sabermos, em função do nosso trabalho de consultoria em e-commerce, que a maioria das lojas virtuais que fecham, o fazem justamente por não ter havido um planejamento detalhado no início do projeto.

Ao criar um plano de negócios para e-commerce o empreendedor digital estará eliminando o fator incerteza do negócio e de certa forma reduzindo de forma significativa os riscos do empreendimento já que um plano de negócios bem elaborado tem a capacidade de antecipar situações potencialmente perigosas para o projeto de e-commerce. É por isso que colocamos o planejamento como etapa fundamental para qualquer iniciativa no comércio online.

Em que consiste um plano de negócios para e-commerce

Em um plano de negócios para e-commerce o empreendedor estará colocando de forma escrita todas as etapas e variáveis que envolvem a criação de uma loja virtual ou outro modelo de negócio para venda de produtos ou serviços pela Internet.

Tópicos a serem definidos em um plano de negócios para e-commerce:

  • Diretrizes sobre a proposta e objetivos do empreendimento;
  • Definição sobre o mix de produtos, suas origens e logística de recepção;
  • Análise e definição do mercado em que o e-commerce irá atuar;
  • Plano de marketing para o empreendimento, tanto digital quanto convencional;
  • Análise financeira do projeto e suas projeções de desempenho futuro;
  • Determinação de um cronograma de atividades e metas a serem alcançadas.

O plano de negócios para e-commerce irá funcionar como roteiro para a elaboração do projeto de e-commerce. É claro que partindo de modelos sempre haverá alguma alteração a ser feita na versão original, mas é justamente ai que reside a arte do negócio. Uma série não organizada de anotações, endereços na Internet e fragmentos de artigos não pode de maniera alguma ser chamado de “plano de negócios para e-commerce”. São apenas rascunhos.

Itens a serem avaliados em um plano de negócio para e-commerce

Ao elaborar o seu plano de negócios para um projeto de comércio eletrônico o empreendedor deve ficar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença em termos de estratégia de planejamento para um negócio online.

  •  Um plano de negócios para e-commerce é uma peça única, portanto, não copie simplesmente um trabalho já executado porque ele não satisfará as exigências do seu projeto já que as circunstâncias são diferentes;
  • Um projeto de e-commerce precisa ser realista, portanto pesquise preços reais na área de desenvolvimento e prestação de serviços para o comércio eletrônico e fuja de soluções improvisadas como o sobrinho ou vizinho que “mexe com Internet”;
  • O planejamento de um comércio eletrônico vai desde um simples sinal de Internet estável até os meandros da parte que envolve a logística de entrega e também reversa. Não deixe nada de fora para não ter surpresas depois;
  • Um plano de negócios para empresas da área de tecnologia não pode nunca deixar de lado a questão da atualização profissional das pessoas envolvidas;
  • Os planos de uma loja virtual devem incluir também etapas que no início parecem estar muito longe como, por exemplo, expansão e até mesmo a abertura de uma franquia virtual na área do comércio online.

Com um plano de negócios para e-commerce bem elaborado, as chances do seu projeto de comércio eletrônico se transformar em um sucesso empresarial certamente será muito maior.

Tags: , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre Alberto Valle: Alberto Valle e consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce (www.cursodeecommerce.com.br), consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico, marketing digital e mídias sociais. É articulista em canais como Blog do Curso de E-Commerce, Blog do E-Commerce, E-commerce News, E-commerce Brasil, Empreendedor Online e Eleitor Digital. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Rodrigo Carvalho disse:

    Muito bom, o artigo! Estou planejando abrir meu negócio em e-commerce e estas dicas são bastante úteis! Parabéns!!

  2. Marcelo Bárcia disse:

    Excelente conteúdo.

    Abs,
    Marcelo

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.