Mobile Commerce depende da segurança para decolar
Em 2014, cerca de 12% de todas as transações do comércio eletrônico serão feitas usando smartphones ou outros dispositivos móveis. No entanto, as ferramentas de detecção de fraudes ainda estão atrasadas, declarou a consultoria Gartner.
“O comércio móvel e as negociações via telefone estão aumentando rapidamente, principalmente, devido as melhorias na navegação”, disse William Clark, analista da instituição, em um comunicado.
Ainda de acordo com a Gartner, CIOs precisam pesquisar aplicações de segurança em desenvolvimento que considerem relevantes a proteção ao sistema de pagamento móvel. Assim, as empresas conseguirão se manter competitivas no comércio eletrônico.
“É fundamental que as corporações encontrem aplicações capazes de detectar fraudes em ambientes móveis. No entanto, as ferramentas atuais não funcionam bem nos aparelhos disponíveis no mercado”, ressatou Clark. Tais recursos ainda estão em estágios iniciais de desenvolvimento e, segundo o analista, só se mostrarão confiáveis em 2012.
Um dos métodos disponíveis atualmente usa um servidor em que o usuário precise se logar por meio de um programa em Java. O script captura informações sobre o navegador e o telefone do usuário. Ele também pode recolher o número serial do dispositivo e número da placa de rede para transmitir às empresas de e-commerce.
Uma outra via para a prevenção de fraudes usaria as informações de localização do smartphone, sendo que a compra seria efetivada apenas se esses dados fossem fornecidos pelo usuário. Para uma empresa, usar as informações de geolocalização pode ajudar na autenticação do cliente, através da sinergia com outros sistemas.
Uma terceira alternativa apontada pelo Gartner faz menção a um modelo que já começa a ser usado por alguns fornecedores de detecção de fraudes. Eles estão analisando os padrões de comportamento do usuário dentro de um aplicativo móvel no smartphone e criando um sistema de riscos, baseado em uma pontuação. No entanto, a consultoria não quis divulgar que companhias estão utilizando esse padrão.
Para Avivah Litan, analista da Gartner, o rápido crescimento dos smartphones e do comércio móvel significam que a criação de sistemas de detecção de fraudes móveis serão indispensáveis para que as corporações se mantenham competitivas nesse setor.
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