Mobile Payment deve movimentar U$ 171 bilhões em 2012 no mundo
As transações efetuadas por meio de dispositivos móveis em todo o mundo irão ultrapassar U$ 171 bilhões em 2012, o que representa um crescimento de 62% em relação aos U$ 106 bilhões verificados no ano anterior, de acordo com estimativas da empresa de consultoria Gartner.
Com um olhar mais profundo, estima-se que o mercado de mobile payment (pagamentos móveis) deva movimentar U$ 617 bilhões em 2016, o que representa um crescimento de 42% ao ano, entre 2011 e 2016.
A Gartner acredita que, na América do Norte e na Europa Ocidental, a grande maioria dos pagamentos é realizada através do acesso à internet, com 88% e 80%, respectivamente. O SMS continua sendo a tecnologia de acesso dos países em desenvolvimento, devido às limitações dos dispositivos móveis e à universalidade dos SMS.
As transações por meio de NFC (Near Field Communication) – a tecnologia sem fio por trás das iniciativas de pagamentos móveis como o Google Wallet e Isis – permanecerão em número pequeno até 2015, mas começarão a crescer a partir de 2016. Para a diretora de pesquisas da Gartner, Sandy Shen, os pagamentos através de NFC envolvem uma mudança no comportamento do usuário e requerem colaboração dos interessados, os quais são representantes de bancos, operadoras de celular, redes de cartões e comerciantes. Segundo Shen, levará um tempo para que esse procedimento possa acontecer; logo, não é de se esperar que esse tipo de transação se torne popular antes de 2015.
Em mercados desenvolvidos, a Gartner também espera um grande crescimento em compras via dispositivos móveis, apontando para os líderes na área, como Amazon, eBay e Starbucks. Com o aplicativo de “cartão móvel” da Starbucks, o qual foi implementado em nível nacional após um bem-sucedido programa piloto, a Gartner prevê um grande número de varejistas introduzindo seu próprio serviço de pagamento móvel.
Para os mercados em desenvolvimento, o aumento das transferências de dinheiro e do tempo online irá corroborar para um maior volume das transações. As transferências de dinheiro também constituem a maior porção do valor das transações, devido à demanda por formas seguras e eficientes para armazenar e enviar dinheiro. A emissão de passagens / estacionamento é outra área forte que favorece a ascensão do mobile payment em regiões emergentes.
De acordo com a pesquisa, a Europa Oriental deverá ter o maior crescimento de usuários entre 2011 e 2016, em parte por possuir uma base de usuários menor. Ásia-Pacífico supera todas as regiões em número de usuários, seguida pela África. Segundo a Gartner, isso também contribui para o alto volume de transações, sendo que as duas regiões juntas contabilizarão mais de 60% do volume total de pagamentos móveis em 2016.
No período previsto, a África supera todas as regiões em volume de transações, resultando em uma proporção maior de transferências de dinheiro que possuem um valor médio maior do que em outras modalidades. A América do Norte deve registrar o terceiro maior número de pagamentos desse tipo em 2016, o dobro do previsto para a Europa Ocidental.
Pelo fato dos pagamentos móveis virem a ser contemplados por serviços e soluções fragmentados nos próximos dois anos, a Gartner crê em oportunidades para os fornecedores de tecnologias servindo aos mercados locais. Para a diretora Shen, a demanda destes segmentos somente poderá ser satisfeita por agentes especializados ou locais que podem compreender melhor e possuem soluções específicas aos desafios.
Categoria: Pesquisas