73% dos usuários não conseguem identificar se um site é verdadeiro
A cada ano, mais brasileiros sofrem com os ataques de phishing, em que são enganados por meio de sites falsos de bancos e de comércio eletrônico. Mesmo assim, 73% dos usuários não conseguem identificar se um site é verdadeiro ou não, o que os expõe a fraudes online. Os dados são de uma pesquisa da consultoria Opiniões de Valor, encomendada pela Verisign.
A consultoria pediu que os 1.006 entrevistados olhassem duas imagens de um mesmo site e identificassem qual delas era do site falso. Como resultado, 73% das pessoas não identificaram erros de ortografia no site; 54% não perceberam que o site não exibia o símbolo de um cadeado na barra de endereço do navegador; e 36% não perceberam quando o site pediu informações adicionais antes de efetuar o login.
A pesquisa também mostra que as mulheres são 10% mais suscetíveis a ataques de phishing do que os homens e os moradores da região Centro-Oeste são os menos vulneráveis a ataques desse tipo. As pessoas na faixa etária entre 35 e 44 anos têm 21% mais chances de ser vítima de phishing do que internautas na faixa de 18 a 24 anos.