Black Friday 2015 deve movimentar R$ 1,31 bilhão, estima ABComm
A ser realizada no próximo dia 27 de novembro, a edição deste ano da Black Friday deve ter faturamento de R$ 1,31 bilhão. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse valor representa um crescimento de 18% em relação ao montante movimentado na mesma data de 2014.
De acordo com a ABComm, essa cifra abrange as compras a serem realizadas entre os dias 23 e 30 de novembro. As categorias de produtos mais vendidas devem ser eletrônicos, informática, moda e eletrodomésticos. O comércio eletrônico já considera a Black Friday como a segunda data mais importante para o varejo, atrás do Natal e a frente do Dias das Mães, de acordo com pesquisa realizada pela entidade.
A Associação estima também que as vendas na Black Friday deste ano devem já antecipar as compras de Natal pelos consumidores. De acordo com a ABComm, a Black Friday em 2015 terá uma sobreposição de vendas estimada em 36%. “Isso significa dizer que 36% das vendas serão pessoas antecipando as compras de Natal”, avalia Maurício Salvador, presidente da ABComm.
A ABComm avalia ainda que as promoções devem começar de forma antecipada ao dia 27 de novembro. “A Black Friday no Brasil esse ano deve ser antecipada”, afirma Salvador. “Algumas lojas devem começar a oferecer descontos já no inicio de novembro”, complementa o presidente da entidade.
Termômetro
Para o varejo, a data é considerada um termômetro da performance de vendas do ano, avalia Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, empresa especializada em gestão de comércio eletrônico. “Esse ano os varejistas estão apostando na data como divisora de águas da performance do segundo semestre”, diz. “Certamente teremos um novo recorde de transações esse ano.”
Uma pesquisa divulgada pela E-bit/Buscapé mostrou que cerca de 80% dos consumidores online pretendem aproveitar os descontos para comprar na data. Esse fator faz com que o comércio eletrônico acredite ainda mais no evento deste ano, considerando também o desaquecimento da economia e o ânimo do consumidor. “Esse ano o varejo está apostando mais forte na data, que promete ótimas ofertas e condições de pagamento para os internautas”, avalia Gabellini.
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