E-Commerce movimenta R$ 770 milhões no Black Friday, diz E-bit
As vendas do e-commerce no Black Friday cresceram 217% para R$ 770 milhões, quebrando todos os recordes de faturamento em um único dia. As informações foram divulgadas pelo E-bit, empresa especializada em dados do comércio eletrônico.
O levantamento mostra ainda que o número de pedidos na data alcançou a marca de 1,950 milhão, volume cinco vezes maior se comparado a um dia normal, enquanto o tíquete médio ficou em R$ 396. Já a categoria campeã em vendas foi Telefonia/Celulares, seguida por Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos, respectivamente.
A previsão inicial, feita no início de novembro, era de que as vendas durante todo o dia gerassem R$ 390 milhões para o e-commerce, mas, às 17h, esse número já tinha sido alcançado. Para Pedro Guasti, diretor geral da E-bit, os resultados dessa edição aproximam o e-commerce nacional das estatísticas norte americanas. “A Adobe Systems indica que, nos Estados Unidos, as vendas relacionadas ao Black Friday movimentaram US$ 1,06 bilhão. O faturamento brasileiro, convertido em dólar, fica em torno dos US$ 330 milhões, o que representa cerca de 30% da receita americana”, explica.
Ele acrescenta que os resultados do Black Friday superaram até mesmo os mais otimistas e vão impactar no Natal. “O período de compras natalino vai de 15 de novembro até 24 de dezembro. Constatamos que o evento não somente impactou positivamente as vendas na sexta feira, como também nos dias seguintes. Com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes. O Natal, principal data sazonal do e-commerce, representa entre 15% e 20% do total das vendas do ano. Em 2013, certamente terá um peso maior por causa da Black Friday”, disse.
Categoria: Balanços